Quinta-feira, 22 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 15 de maio de 2018
A chegada do inverno propicia o crescimento de casos de doenças respiratórias, que em sua maioria são causadas por vírus. Para falar sobre a importância do diagnóstico das infecções respiratórias e, assim, diminuir a prescrição desnecessária de antibióticos e implementar tratamentos antivirais eficazes, que beneficiem tanto o paciente como a comunidade, o Weinmann promove em 16 de maio, em Porto Alegre, uma nova edição do Ciclo do Conhecimento.
O encontro será comandado pelo assessor médico da Infectologia e Imunologia do Grupo Fleury, Celso Granato, que irá abordar os novos testes diagnósticos de vírus respiratórios, jogando luz sobre os exames, suas metodologias distintas e variações na composição do painel disponível para pesquisa. As infecções respiratórias agudas de origem viral constituem importante causa de morbimortalidade e seu impacto clínico costuma ser relevante, especialmente, em crianças. A identificação correta dos agentes associados aos casos permite avaliar a necessidade de terapia antiviral específica, melhor presumir o prognóstico e auxiliar a definir estratégias para prevenir a propagação de doenças.
O infectologista Celso Granato possui residência médica em doenças infecciosas e parasitárias pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e especializações em microbiologia e imunologia médica pela Universität Hamburg, na Alemanha; em hepatites e Aids pela Université Claude Bernarde Lyon, na França, e em medicina internacional Retrovirus e Banco de Sangue pela Cornell University, nos EUA. O evento será mediado pela hematologista e médica assessora e responsável técnica do Weinmann, Kátia Zanotelli Fassina.