Terça-feira, 09 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Ciclone deve causar ventos intensos em parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira; há risco de danos e falta de luz para milhares de pessoas

Compartilhe esta notícia:

Previsão indica pior cenário no Litoral gaúcho. (Foto: GAI Midia)

A passagem de um ciclone extratropical ainda deve afetar parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (10). Conforme a empresa MetSul Meteorologia, a previsão é de vento forte a intenso e com rajadas em regiões como o Litoral e Sul do Estado. Há risco de danos inclusive na rede elétrica e falta de luz para milheres de gaúchos, sobretudo os atendidos pela concessionária CEEE Equatorial.

Os dados apontam a possibilidade de ventos ciclônicos de 40 a 60 km/h em grande parte do Rio Grande do Sul. Mas é no Sul e no Leste que os efeitos do ciclone devem ser mais sentidos em termos de vento, com rajadas de até 100 km/h em muitos municípios, não sendo descartada a hipótese de velocidades em torno de 120 km/h em alguns pontos.

No site metsul.com é divulgada a projeção de que as áreas de maior risco de ventos acima de 100 km/h incluem as águas abertas da Lagoa dos Patos e cidades próximas, assim como municípios costeiros do Litoral Médio, de Rio Grande a Mostardas, além do Litoral Norte. Embora vente com rajadas por vezes fortes, o setor mais ao Sul da costa, entre o Chuí e Rio Grande, o fenômeno não deve ser tão intenso como em locais da orla situados mais ao Norte.

Recomenda-se atenção nos municípios na faixa costeira e na Lagoa dos Patos e seu entorno, o que inclui Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, São José do Norte, Turuçu, Mostardas, Arambaré, Camaquã, Cristal, Tapes, Barra do Ribeiro, Guaíba, Porto Alegre, Viamão, Tavares, Palmares do Sul, Capivari do Sul, Balneário Pinhal, Cidreira, Osório, Tramandaí, Imbé, Xangri-lá, Capão da Canoa, Arroio do Sal e Torres.

Rajadas de vento forte (60 a 80 km/h) são esperadas em todos estes municípios, mas nem todas estas localidades devem ter rajadas intensas (80 a 100 km/h) ou muito intensas (100 a 120 km/h).

Porto Alegre

Uma vez que Porto Alegre e o Sul da região metropolitana estão no setor Norte da Lagoa dos Patos, a Capital (mais ao Sul da cidade) e o Sul da Grande Porto Alegre (Guaíba e Viamão) também podem ter vento muito forte. Na maior parte dos bairros de principal cidade gaúcha, o vento deve ficar entre 60 e 80 km/h, porém com rajadas isoladas mais fortes por efeito de topografia (prédios e morros).

“Mais ao Sul da capital e perto do Guaíba, o vento pode atingir 100 km/h, não se afastando rajadas superiores”, acrescenta a Metsul. “O vento começa a aumentar pelo Litoral Norte gaúcho e o Norte da Lagoa dos Patos no final desta terça e, pelo giro horário do ciclone, o campo de vento forte avança pela Lagoa para o Sul”.

Nesta quarta, ainda pelo giro da baixa, o vento faz o sentido contrário e avança de Sul para Norte pela Lagoa dos Patos e pelo litoral até Porto Alegre e o Litoral Norte, atingindo o seu pico em algumas áreas na madrugada e de manhã (mais ao Sul) e de tarde (mais ao Norte). O horário mais crítico será entre 9h e 15h. O vento será acompanhado de chuva localmente forte.

O vento mais forte a intenso deve ocorrer na Lagoa dos Patos e seus arredores e na costa entre Rio Grande e Torres. São nestas áreas que se espera vento de 70 a 100 km/h com rajadas localmente superiores e mais intensas na costa .

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

No Dia Internacional contra a Corrupção, órgão de controle no RS faz um balanço de ações em 2025
https://www.osul.com.br/ciclone-deve-causar-ventos-intensos-em-parte-do-rio-grande-do-sul-nesta-quarta-feira-ha-risco-de-danos-e-falta-de-luz-para-milhares-de-pessoas/ Ciclone deve causar ventos intensos em parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira; há risco de danos e falta de luz para milhares de pessoas 2025-12-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar