Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Ciclone no oceano provoca ventos de 130 quilômetros por hora na Serra de Santa Catarina

Compartilhe esta notícia:

No começo desta terça-feira, a temperatura será negativa em boa parte do Estado, chegando a -7°C e a -9°C na Serra. (Foto: Reprodução)

A diferença de pressão entre uma forte massa de ar frio de origem polar que avançou no Sul do Brasil e um ciclone extratropical na altura do litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul resultaram em fortes rajadas de vento em Santa Catarina. Na serra catarinense, as altitudes passam de 1.000 metros. A estação de Bom Jardim da Serra, localizada no Planalto Sul, está instalada a 1.800 metros, e lá o vento chegou a 130 quilômetros por hora.

As informações são do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), órgão que monitora o clima em Santa Catarina.

Em Siderópolis, no Litoral Sul, as rajadas de vento chegaram a 95 quilômetros horários. “Esses valores não são tão incomuns assim, associados a esta condição atmosférica”, informou o Ciram.

O avanço de uma forte massa de ar frio de origem polar no Sul do país deixou o céu claro e a temperatura baixa em boa parte do Estado. No Planalto Sul, a temperatura não foi tão baixa devido à cobertura de nuvens e foi registrada a formação de nevoeiros congelados (sincelo) e havia pequena chance de neve, segundo o Ciram. No amanhecer de terça-feira (20), a temperatura ainda será muito baixa, negativa nas áreas mais altas de Santa Catarina, com geada generalizada.

No começo desta terça-feira, a temperatura será negativa em boa parte do Estado, chegando a -7°C e a -9°C na Serra. A geada deve atingir de forma mais ampla do Oeste ao Planalto e deve ser isolada no Litoral Sul, Florianópolis Serrana e Vale do Itajaí. No Litoral, a temperatura mínima deve variar entre 0°C a 7°C, segundo o Ciram.

Já a Defesa Civil de Santa Catarina prevê que esta terça-feira será marcada “por variação de nebulosidade. Apesar disso, com a presença de uma massa de ar frio e seco, não há condições para chuva. As temperaturas mínimas continuam baixas, em torno de 0°C do oeste aos Planaltos e entre 3°C a 8°C nas áreas litorâneas. À tarde, as máximas ficam entre 14°C e 18°C em todo o estado. Os ventos sopram de direções variadas de intensidade fraca. O mar segue agitado a muito agitado entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, com ondas de picos de até 3,5 m e chance de ressaca até o início da tarde. Assim, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas a agitação marítima e ressaca”.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Governo de São Paulo vai comprar 5 mil tornozeleiras para agressores de mulheres
Acusado de matar Marielle é suspeito pela morte de ex-deputado e mais três pessoas
https://www.osul.com.br/ciclone-no-oceano-provoca-ventos-de-130-quilometros-por-hora-na-serra-de-santa-catarina/ Ciclone no oceano provoca ventos de 130 quilômetros por hora na Serra de Santa Catarina 2021-07-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar