Terça-feira, 18 de agosto de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, está pintando as suas ruas de branco para ajudar a baixar as temperaturas no verão

Compartilhe esta notícia:

A pintura asfáltica contribui para reduzir o calor em até 7°C. (Foto: Reprodução)

Uma camada de pintura branco-cinzento sobre as ruas, contra o aquecimento global. Essa tecnologia, levada bem a sério pelos ecologistas, está sendo submetida a teste em Los Angeles, no Estado norte-americano da Califórnia. A cidade, onde as temperaturas podem ultrapassar a marca de 40°C durante o verão, é uma das primeiras megalópoles do mundo a testar o chamado cool pavement (“pavimento fresco”, no idioma inglês), pintando algumas de suas ruas com um revestimento especial com essa configuração.

A iniciativa tem por base a informação de que o pavimento de asfalto negro comum absorve entre 80% e 95% da luz solar, enquanto que a versão clara a reflete, abaixando significativamente a temperatura do solo.

“O calor aqui, sobre a superfície negra… é de 42°C ou mesmo 43°C neste momento, e sobre a superfície já seca do outro lado, apesar de ter apenas uma camada de branco e ainda precisar de uma segunda demão, é de 36°C”, comparou Jeff Luzar, vice-presidente da Guartop, a companhia que fornece o revestimento, durante uma demonstração à imprensa. “Isso dá uma diferença de temperatura de até 7°C”.

O diretor-adjunto do departamento de manutenção de estradas de Los Angeles, Greg Spotts, assegura que Los Angeles é a primeira cidade da Costa Oeste dos Estados Unidos a colocar à prova esse “pavimento fresco” sobre uma rua pública. Antes, a pintura especial havia sido utilizada apenas em estacionamentos. “Esperamos que outras cidades se inspirem no exemplo e que os fabricantes se animem a desenvolver novos produtos”, declarou.

“Promessa real”

Agora, a prefeitura de Los Angeles deve observar as reações dos habitantes a essas incomuns ruas brancas, assim como a rapidez com que ficam sujas pela passagem dos carros e os restos de óleo e combustível. O professor de engenharia civil George Ban-Weiss, da Universidade do Sul da Califórnia, considera que o cool pavement é uma promessa real na luta contra o aquecimento global nas cidades onde o asfalto e a concentração de pessoas e veículos criam um efeito conhecido como “ilha de calor” (heat island).

“O pavimento que reflete o calor do sol é uma das estratégias, assim como os tetos refratários ou o plantio de árvores, que as cidades podem aplicar para reduzir as temperaturas urbanas”, estimou o especialista. Alan Barreca, professor de ciências ambientais na instituição, ressalta que “já existe uma tecnologia eficiente para nos proteger das ondas de calor, que são os sistemas de climatização, mas nem todos têm os meios para contar com um dispositivo assim em casa, enquanto que no caso da cobertura fresca todo mundo usufrui do benefício”.

Além disso, uma menor dependência dos sistemas de climatização significa menos emissões de gases de efeito-estufa e de consumo de energia. De acordo com o especialista, essa tecnologia que custa só 40 mildólares por milha (1,6 km) e tem o potencial de proteger “muita gente, por um baixo custo em áreas urbanas com alta densidade demográfica” como Los Angeles, mais que nos subúrbios norte-americanos menos densamente povoados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Conta de água aumenta em mais de 320 municípios gaúchos
Após intervenção de vereadores, prefeitura e municipários retomarão negociações
Pode te interessar