Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 3 de julho de 2021
A onda de calor histórica que atinge o Canadá e os Estados Unidos acumula estragos e já causou a morte repentina de cerca de 500 pessoas. Somente no estado canadense da Colúmbia Britânica, foram registradas 486 mortes. No estado norte-americano de Oregon, 63 óbitos foram atribuídos ao clima de altas temperaturas, que chegam a 46°C.
O Oeste canadense e o Noroeste dos Estados Unidos são as regiões mais atingidas pela onda de calor. No estado norte-americano de Washington, que faz fronteira com o Canadá, foram relatadas quase uma dúzia de mortes somente em um dia, segundo o jornal The New York Times.
As temperaturas têm alcançado um patamar recorde na Colúmbia Britânica. Na região de Vancouver, que integra a província, foi registrada a temperatura recorde de 49,5ºC no dia 29.
Neste período, normalmente são esperadas aproximadamente 165 mortes repentinas. O número de 486 óbitos, quase três vezes maior, chama a atenção das autoridades, que projetam mais perdas e acreditam que o aumento pode ser atribuído ao clima.
“Acreditamos que o calor seja um fator muito provável em muitas dessas mortes, mas isso deve ser confirmado. Isso, francamente, pegou muitos de nós desprevenidos. Muitos dos nossos serviços de saúde, nossos socorristas, nunca vimos algo assim na província antes. Levou algum tempo para acelerarmos nossa resposta. Nós nos sentimos mais confiantes de que podemos responder mais rapidamente”, afirmou a legista-chefe Lisa Lapointe, segundo a rede canadense CBC.
Ainda segundo Lapointe, muitas das pessoas que morreram viviam sozinhas em casas quentes e pouco ventiladas. O número de vidas perdidas, de acordo com ela, pode aumentar à medida que novos relatórios forem registrados. O primeiro-ministro da província da Colúmbia Britânica, John Horgan, destacou que “esta é a semana mais quente que os habitantes desta região já viveram”.
Cidade pega fogo
A pequena cidade de Lytton, em British Columbia, virou notícia após os recordes de calor no Canadá, que alcançaram quase 50°. Porém, devido a um incêndio florestal provocado pela alta temperatura quase 90% dos prédios e casas do local foram destruídos.
Uma das autoridades locais descreveu Lytton como uma “zona de guerra”, devido a situação em que tudo se encontra. Em decorrência do incêndio, toda a cidade teve que ser evacuada. No entanto, há pessoas desaparecidas apesar de muitas terem conseguido fugir para um local seguro.
O incêndio de Lytton já atinge cerca de 90 quilômetros quadrados, ainda está ativo e fora de controle, o que traz perigo para outras áreas da região. A cidade fica 250 quilômetros a nordeste de Vancouver.