Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 22 de julho de 2016
Cientistas radicados no Havaí (EUA) com o auxílio do telescópio Subaru, instalado no arquipélago de Mauna Kea, trabalham exaustivamente, junto com pesquisadores da Califórnia (EUA), para confirmar a existência de mais um planeta no Sistema Solar, conforme publicação da Space.com.
Dois renomados astrônomos, Michael Brown e Konstantin Batygin, informaram ter conseguido calcular a localização do misterioso nono (ou décimo, se contarmos Plutão) planeta do Sistema Solar, que está a 41 bilhões de quilômetros do Sol e tem um peso dez vezes maior que a Terra.
Batygin e Brown tentam conseguir mais disponibilidade de tempo de observação no telescópio.
Os cientistas solicitam cerca de 20 noites de observação, um período considerável de tempo em um poderoso instrumento que está constantemente em uso.
“É um pedido significativo em comparação com o que outras pessoas geralmente obtêm para [usar] o telescópio”, pontuou Brown.
Com o auxílio do telescópio Subaru, cientistas trabalham para confirmar a existência de mais um planeta. (Foto: Reprodução)
Gigante gasoso.
Supõe-se que o “gigante gasoso” (planeta) seja quase tão grande quanto Netuno e orbite a bilhões de quilômetros de distância da órbita do oitavo planeta: longe o bastante para levar de 10 mil a 20 mil anos para dar uma volta completa em torno do Sol.
Os pesquisadores basearam a descoberta em cálculos matemáticos e modelagem computadorizada.