Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Cientistas chineses criam o primeiro cachorro do mundo clonado com edição genética

Compartilhe esta notícia:

Imprensa estatal chinesa anunciou clonagem. (Foto: Reprodução)

Um grupo de cientistas chineses criou o primeiro cachorro do mundo clonado com células somáticas, – a não reprodutiva – e com edição genética, segundo um relatório divulgado nesta quinta-feira pela imprensa estatal chinesa.

“É vantajoso poder combinar a tecnologia de clonagem com a edição genética e a China tomou a dianteira”, afirmou em declarações ao “Diário do Povo” um dos pesquisadores do relatório e que fizeram o achado, Lai Liangxue.

Esta equipe de cientistas do Instituto de Biomedicina de Cantão, liderada por Lai e supervisionada pela Academia das Ciências da China, utilizou tecnologia de edição genética CRISPR/Cas9 – a mais moderna que existe – para criar o primeiro cachorro clonado da raça beagle.

Apesar de a Coreia do Sul ter sido o primeiro país a clonar um cachorro com células somáticas, aquelas que se encontram em todo organismo vivo diferente das reprodutivas, a China tomou o posto no que diz respeito à modificação genética.

A técnica CRISPR, que apareceu em 2013 e cuja patente foi concedida ao Instituto Broad de Boston, é utilizada para criar modelos animais para estudar doenças raras ou genéticas até agora incuráveis.

“Com esta tecnologia, com a qual foram selecionados certos genes do cachorro, podemos criar um animal com mais músculos, melhor sentido do olfato e maior habilidade para correr, o que é muito bom para caçar ou para uso policial”, explicou Lai.

Além disso, o pesquisador sublinhou que os cachorros sempre foram considerados uma das espécies mais difíceis de clonar pela qualidade das suas células de ovário, “relativamente pobres”, e por um processo de clonagem do embriões “complicado”.

Segundo o cientista, a edição genética em cachorros poderia ser comercializada em um futuro e usar mais adiante para a investigação e tratamento de doenças caninas.

Clonagem

Clonagem é um processo natural (como é o caso de gêmeos idênticos) ou artificial (quando há a utilização de células somáticas) em que são produzidas cópias geneticamente idênticas de outro ser, através de reprodução assexuada. Em genética, define-se a clonagem como o processo de se produzir cópias idênticas de seres vivos através de um fragmento específico de DNA.

Até 1997 e o surgimento da ovelha Dolly, a criação de um embrião animal começava obrigatoriamente com a fusão de um óvulo com um espermatozóide. Essa fusão poderia ser natural ou assistida, como nos processos de fertilização in vitro, porém sem o encontro dessas duas células muito especiais não havia a possibilidade da geração da vida.

Dolly foi a primeira demonstração de que a vida animal pode surgir de outra forma: pela clonagem, a partir não mais de duas, mas de uma única célula de qualquer parte do corpo de um indivíduo adulto. No entanto, através desse método de reprodução, ao invés de gerarmos indivíduos inéditos, misturas de seus pais, geramos um clone, uma cópia daquele doador de célula: literalmente uma “reprodução”.

A partir da clonagem da ovelha Dolly (em 1997), já foram gerados com sucesso clones bovinos, de camundongos, de porcos, entre outros, cada um deles com um objetivo específico – seja a produção de animais comercialmente interessantes ou a de modelos de animais para pesquisa básica.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Rússia culpa Israel pela queda de um avião militar na Síria
A China pede calma após os Estados Unidos dizerem estar prontos para usar a força contra a Coreia do Norte
https://www.osul.com.br/cientistas-chineses-criam-o-primeiro-cachorro-mundo-clonado-com-edicao-genetica/ Cientistas chineses criam o primeiro cachorro do mundo clonado com edição genética 2017-07-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar