Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Cientistas explicam origem do maior cemitério de dinossauros do mundo

Compartilhe esta notícia:

Estudantes da Pensilvânia escavam fósseis de alossauro. (Foto: Reprodução)

O cemitério de dinossauros Cleveland-Lloyd é considerado a mais densa coleção de fósseis jurássicos do mundo. Desde a descoberta, nos anos 1920, mais de 15 mil ossos já foram retirados do local, e milhares ainda não foram escavados. Ao longo dos anos, muitas teorias para a formação desse sítio arqueológico foram levantadas. Teria o local servido como armadilha de predadores, ou teriam os animais ficado presos na lama? Agora, um novo estudo fornece uma resposta: os animais foram arrastados para o local.

O primeiro ponto que chamou a atenção foi que o cemitério é dominado por restos de alossauros, fato incomum. Por meio da análises dos fósseis e dos minerais nas camadas sedimentares. Os resultados indicam que o local era uma lagoa, e as carcaças dos dinossauros eram arrastadas durante inundações.

Os corpos em decomposição criaram um ambiente impróprio para peixes e crocodilos, o que explica a inexistência de fósseis desses animais. E as carcaças podres também não eram consumidas por outros dinossauros, por isso não existem marcas de dentes nos ossos encontrados.

“Nós estamos encontrando alguns consensos entre as muitas hipóteses sobre Cleveland-Lloyd”, disse Jonathan Warnock, da Universidade Indiana, na Pensilvânia. “Muitas ideias foram apresentadas para explicar Cleveland-Lloyd, cada uma com seus problemas. Nós encontramos evidências de inundações, secas e inchaço e flutuação das carcaças, assim como toxicidade.”

Entretanto, Warnock afirma que novos estudos ainda serão realizados. Os pesquisadores também pretendem se debruçar sobre os fósseis de algas. Mesmo assim, um outro mistério continua: por que existem tantos fósseis de alossauros?

“Esta é a pergunta de US$ 1 milhão”, disse Warnock. “Nós pretendemos realizar pesquisas futuras para determinas se os alossauros morreram juntos e foram levados para a lagoa ou representam indivíduos que morreram e foram arrastados.” (AG)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Em crise, governo argentino eliminará entre dez e 12 ministérios
A Disneylândia terá venda de bebidas alcoólicas no parque pela primeira vez
https://www.osul.com.br/cientistas-explicam-origem-maior-cemiterio-de-dinossauros-mundo/ Cientistas explicam origem do maior cemitério de dinossauros do mundo 2017-06-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar