Segunda-feira, 08 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Cientistas identificam um tipo de tensão pré-menstrual mais grave, que causa muito mais problemas

Compartilhe esta notícia:

Transtorno é causado por um grupo de genes que afeta o modo como os hormônios sexuais interagem com outros genes. (Crédito: Reprodução)

Pesquisadores dos NIH (Institutos Nacionais de Saúde) dos Estados Unidos descobriram os mecanismos moleculares que podem estar por trás do TDPM (Transtorno Disfórico Pré-menstrual), menos comum do que a TPM (Tensão Pré-menstrual), mas muito mais grave.

Formalmente reconhecido pela medicina apenas no início dos anos 2000, este tipo de transtorno pode provocar irritabilidade incapacitante, depressão, sentimentos de falta de esperança, insônia, falta de apetite e outros sintomas que perturbam o dia a dia. A maioria deles é semelhante aos sintomas da TPM, mas mais intensos. O TDPM afeta de 2% a 5% das mulheres em idade reprodutiva nos dias que antecedem a menstruação.

“Nós encontramos um gene suspeito de ter uma expressão desregulada. Isso aumenta a evidência de que o Transtorno Disfórico Pré-menstrual é um distúrbio e uma resposta da célula ao estrogênio e progesterona”, diz Peter Schmidt, do Instituto de Saúde Mental e Endocrinologia Comportamental do NIH.  Aprender mais sobre esse complexo genético pode ajudar a  melhorar o tratamento de tais distúrbios do humor.”

Segundo a pesquisa, esse transtorno é causado por um grupo de genes, presentes nessa pequena fatia de mulheres, que afeta o modo como os hormônios sexuais interagem com outros genes.  Houve um grande complexo de genes que pareceu ser a raiz dessa diferença, chamado de ESC/E(Z). Este complexo está envolvido na regulação de como outros genes respondem aos hormônios sexuais, o que poderia explicar por que as mulheres com Transtorno Disfórico Pré-menstrual têm uma sensibilidade tão extrema aos hormônios sexuais.

“Pela primeira vez, temos agora evidências celulares de sinalização anormal em células derivadas de mulheres que têm esse transtorno, e uma causa biológica plausível para a sua sensibilidade comportamental anormal para estrogênio e progesterona”, explica Schmidt. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Bebê é internado após uso de protetor solar da Peppa Pig
Serial killer Charles Manson é internado em estado grave
https://www.osul.com.br/cientistas-identificam-um-tipo-de-tensao-pre-menstrual-mais-grave-que-causa-muito-mais-problemas/ Cientistas identificam um tipo de tensão pré-menstrual mais grave, que causa muito mais problemas 2017-01-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar