Quinta-feira, 01 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Cientistas sugerem aplicar chips no cérebro para melhorar o rendimento intelectual

Compartilhe esta notícia:

Chips poderão registrar a atividade cerebral e escrever pensamentos. (Crédito: Reprodução)

A estimulação cerebral com eletrodos aplicada sem dor pode ser uma prática habitual em dez anos para melhorar o rendimento intelectual, e a implantação de chips no cérebro permitirá que deficientes escrevam com a mente e se curem de algumas enfermidades neurológicas. Esses são alguns dos avanços nos quais trabalham os neurocientistas, que expuseram essas novidades em evento sobre estimulação cerebral realizado na cidade espanhola de Barcelona.

Segundo os especialistas, a estimulação cerebral sem dor através de eletrodos poderá melhorar o rendimento mental das pessoas, assim como o café ou outras bebidas energéticas.

Entre os avanços próximos para pacientes com paralisias estão “poder escrever mensagens de texto e controlar outros dispositivos com o implante de um chip no cérebro”, explicou a neurocientista Mavi Sánchez Vives. Além disso, os chips “poderão registrar a atividade cerebral, escrever pensamentos e até mesmo navegar ‘on-line’”.

De acordo com Mavi, a neuroestimulação elétrica de determinadas regiões do cérebro já mostrou benefícios ao tratar os sintomas de uma depressão, bloquear os ataques de uma epilepsia, induzir a recuperação de um acidente vascular cerebral e controlar os tremores do Parkinson.

Cegos.

Ao longo dos próximos dez anos também haverá o avanço das próteses sensoriais e visuais, que gerarão estímulos na crosta cerebral e poderão proporcionar informação visual a cegos. A cientista se mostrou a favor do uso de aplicativos móveis para controlar atividades cerebrais como os sonhos, mas alertou que “é preciso ir com cuidado em relação às estimulações no cérebro, já que não se sabem os efeitos a médio e longo prazo”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Conheça dicas valiosas para diminuir a barriguinha
Estagiária que teve caso com o então presidente Bill Clinton faz desabafo em público
https://www.osul.com.br/cientistas-sugerem-aplicar-chips-no-cerebro-para-melhorar-o-rendimento-intelectual/ Cientistas sugerem aplicar chips no cérebro para melhorar o rendimento intelectual 2015-06-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar