Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Cinco milhões de brasileiros tiveram o WhatsApp clonado até com uso de robô; Saiba como não ser outra vítima

Compartilhe esta notícia:

O maior número de casos de clonagem aconteceu nos estados mais populosos: SP, RJ e MG. (Foto: Reprodução)

Um levantamento feito pelo laboratório especializado em segurança digital da PSafe mostrou que mais de 5 milhões de brasileiros foram vítimas da clonagem de WhatsApp no ano passado.

No ranking dos estados brasileiros mais afetados pelo golpe estão: São Paulo, em primeiro lugar, com 71,9 mil vítimas, seguido pelo Rio de Janeiro com 39,5 mil e, em terceiro, Minas Gerais com 28,7 mil.

O Diretor da Psafe, Emilio Simoni, explica que uma das formas desse crime envolve uma engenharia social. Isto é, os bandidos iludem a vítima de alguma forma e pedem que ela passe o código de recuperação do Whatsapp, fazendo com que ela pense que essa senha serve para outro objetivo.

Como se proteger?

1-Segurança digital

Instale uma solução de segurança em seu celular capaz de identificar tentativas de clonagem de WhatsApp, que alertem caso alguém tente acessar o seu WhatsApp.

2-Autenticação em dois fatores

Ative a autenticação em dois fatores nas configurações do aplicativo do WhatsApp. Dessa forma você poderá criar uma senha que será uma camada extra de segurança para sua conta de WhatsApp.

3-Cheque a verificação de perfis nas redes

Procure pelo selo de verificação nos perfis das redes sociais das marcas e nunca passe informações pessoais e nenhum código que foi enviado para o seu celular.

4-Nada de largar aparelho desbloqueado

Não deixe o celular desbloqueado perto de pessoas desconhecidas, pois é possível que elas se conectem ao WhatsApp Web e tenham acesso às suas mensagens.

5-Confira se tem alguém acessando sua conta de outro aparelho

Para verificar se alguém está acessando sua conta, clique nos três pontinhos no canto superior direito dentro do aplicativo e selecione “WhatsApp Web”.

Se alguém estiver ativo, irá aparecer o nome do dispositivo no qual ele está conectado. Para sair basta clicar em “Desconectar de todos os aparelhos”.

Quem deixa contato para venda na internet é alvo

Pessoas que anunciam objetos em sites de compra e venda de usados são potenciais vítimas. Os criminosos têm robôs que monitoram tais portais e, imediatamente, assim que o anúncio é publicado entram em contato com o autor por telefone, alegando um problema na veiculação.

Eles dizem, então, que para confirmar a veracidade do anúncio vão enviar um código para o aparelho da pessoa, o qual deverá ser informado por telefone. Devido à tamanha rapidez do processo, os vendedores acreditam na história e passam o número equivocadamente.

Perfil falso nas redes sociais é parte do golpe

Uma outra forma que os criminosos têm para obter acesso ao aplicativo de mensagens de terceiros é fazer um perfil falso no Instagram ou no Facebook de uma empresa que realmente existe, como uma pousada ou restaurante.

Feito isso, eles entram em contato com internautas que seguem a conta oficial e enviam uma promoção válida por pouco tempo ou, ainda, oferecem um suposto prêmio sorteado entre os seguidores.

No entanto, para que o cliente possa usufruir do benefício, pedem que informe o código enviado para o celular, o qual, na verdade, é o PIN do Whatsapp.

“É normal que os criminosos entrem em contato pelos chats das redes sociais, se passando pelo suporte de empresas ou inventando falsas promoções e pesquisas, tudo para conseguir as informações necessárias para aplicar o golpe”, diz Simoni, da Psafe, em comunicado divulgado pela empresa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Mansão onde Fiuk mora com o pai Fábio Jr. foi colocada à venda por mais de 8 milhões de reais
A rainha Elizabeth oferece salário de 200 mil reais para vaga de social media
https://www.osul.com.br/cinco-milhoes-de-brasileiros-tiveram-o-whatsapp-clonado-ate-com-uso-de-robo-saiba-como-nao-ser-outra-vitima/ Cinco milhões de brasileiros tiveram o WhatsApp clonado até com uso de robô; Saiba como não ser outra vítima 2021-01-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar