Domingo, 11 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 7 de julho de 2021
O CineClube Sesc Canoas vai exibir nesta próxima quinta-feira (08) uma obra audiovisual com protagonismo de artistas canoenses. O evento virtual ocorrerá a partir das 19h30, através do Google Meet. O encontro terá a exibição do oitavo e último episódio do documentário 8 Luas, chamado Lua Cheia – Eu me basto. Após a apresentação, haverá um debate com a equipe criadora do filme. Para receber o link do evento, os interessados em participar devem fazer a inscrição gratuita pelo e-mail agendamentocanoas@sesc-rs.com.br.
O filme 8 Luas fala sobre fases, o processo criativo e a saúde mental de artistas nas áreas da dança, teatro, artes visuais, cinema e moda, que tiveram que se adaptar e adaptar seus trabalhos. O documentário foi produzido, dirigido e editado pelo artista Kanauã Nharu.
O projeto foi realizado com recursos do Governo Federal através da Lei Aldir Blanc, administrados pela prefeitura de Canoas. O Cineclube Sesc Canoas é realizado mensalmente e promove exibições e debates no formato virtual. Os títulos escolhidos atendem a uma diversidade grande de gêneros e linguagens, buscando expandir o diálogo sobre o amplo universo da produção audiovisual.
8 Luas – Episódio 8 – Lua Cheia – Eu me basto
Gênero: Documentário
Duração: 26 min.
Classificação Indicativa: Livre
Elenco: Rita Guerra, Larissa Canelhas, Luiz Manoel, Luana Terra, Paula Solaris, Max Leidemer, Fernanda Roggia e Preta Mina
Produção, direção e edição: Kanauã Nharu
Sinopse do documentário
8 Luas é um documentário dividido em oito capítulos, que conta a história de oito artistas locais. “8 Luas” fala sobre fases, o processo criativo e saúde mental de artistas nas áreas da dança, teatro, artes visuais, cinema e moda, que tiveram que se adaptar e adaptar seus trabalhos. O documentário entra a fundo na vida desses artistas, e entre a realidade e ficção temos performances e narrativas que abordam esse assunto tão delicado que é se isolar e se adaptar. Oito capítulos para entender as necessidades e dificuldades de ser artista em meio ao caos. Os vídeos foram captados pelos próprios artistas, que mostraram sua visão, da casa, do trabalho e de si mesmos. O documentário uniu esses artistas na busca para mostrar que há esperança, assim como há vida e morte, e o renascimento. A arte resiste.
Sinopse do episódio 8: Lua Cheia – Eu me basto
Conhecida como Lua da Colheita, é nesta fase da lua que tradicionalmente os agricultores colhem sua produção. É um momento de opostos, segundo a astrologia. Neste período, Lua e Sol ocupam signos zodiacais opostos, logo, as tensões são ressaltadas aumentando os desequilíbrios. Nesta fase, é muito importante reconhecer os frutos de todo o trabalho desenvolvido até o presente momento, desde a autoanálise. É aqui que o indivíduo poderá observar com clareza os resultados de seu planejamento. É um momento de oportunidades. Abrace as energias positivas dos resultados, mesmo os ruins, porque engrandecerão a jornada de forma inequívoca.