Quinta-feira, 24 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Fair

Acontece Cintia Moscovich é escolhida patrona da Feira do Livro de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Cintia Moscovich. Crédito: Luis Ventura

A escritora Cintia Moscovich foi eleita patrona da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 5 de outubro, em café da manhã para imprensa e convidados no Master Premium Grande Hotel (Rua Riachuelo, 1.070 – Centro, Porto Alegre/RS). Dilan Camargo, patrono da Feira do Livro do ano passado, também participou do encontro.

Cíntia Moscovich nasceu em Porto Alegre/RS, em 1958. Jornalista e mestre em Teoria Literária, indicada ao Jabuti em 1997 por “O Reino das Cebolas”. Foi diretora do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul de 2001 a 2002. Vencedora do Prêmio Açorianos de Literatura na categoria Narrativa Longa em 1999 pela novela “Duas Iguais – Manual de amores e equívocos assemelhados”, indicada ao Prêmio Portugal Telecom pelo livro “Arquitetura do Arco-íris” e vencedora por “Essa Coisa Brilhante que é a Chuva” em 2013 na categoria Contos.

Cintia é a quinta mulher a conquistar o patronato do evento. As anteriores foram: Maria Dinorah, em 1989; Lya Luft, em 1996; Patrícia Bins, 1998, e Jane Tutikian, 2011. Esta foi a quinta vez em que Cintia chegou entre os patronáveis.

A indicação de um patrono ocorre desde a 11ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 1965. O patrono inaugural foi Alcides Maya, jornalista e escritor gaúcho falecido em 1944. Por um tempo, a distinção foi concedida a autores falecidos como uma homenagem a sua obra e memória. Em 1989, já homenageando autores vivos, a 35ª Feira do Livro de Porto Alegre

conheceu sua primeira patrona: Maria Dinorah. A partir de 1997, instituiu-se um sistema de eleição que conduziu ao posto Luiz Antonio de Assis Brasil, na 43ª Feira do Livro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Sabores de Canela é um roteiro de puro prazer na Serra Gaúcha
CEEE e Lojas Colombo lançam promoção em parceria
Deixe seu comentário
Pode te interessar