Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 1 de abril de 2016
A chegada do outono marca também o início do período de maior circulação do VSR (vírus sincicial respiratório) na região Sul do País. O vírus é uma das principais causas de hospitalizações e mortalidade entre bebês prematuros (nascidos com ou abaixo de 35 semanas de gestação), por isso, há uma forte campanha para imunizar as crianças no Estado entre o período de março a agosto.
Segundo o médico Renato Kfouri, vice-presidente da Sbim (Sociedade Brasileira de Imunizações), o VSR, normalmente, não causa complicações em crianças saudáveis. A infecção se manifesta como um resfriado simples, às vezes com chiado no peito e bronquiolite (acúmulo de muco nos bronquíolos). No entanto, nos pequenos nascidos com ou abaixo de 35 semanas de gestação e nos de saúde mais frágil, a doença evolui de maneira agressiva, com risco de se transformar em pneumonia e exigir hospitalização.
“A imunização só é indicada para esses grupos de risco. Não é uma vacina, mas um medicamento com anticorpos prontos”, explica Kfouri.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil está entre os dez países com maior número de nascimento de bebês prematuros, índice que coloca o País em posição semelhante aos países de baixa renda.