Domingo, 01 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Classificatória de Esteio destaca alto nível da raça Crioula

Compartilhe esta notícia:

Mais 16 animais estarão na final do Freio de Ouro em agosto durante a Expointer. Fotos: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação
O tempo nublado e frio não impediu que o público acompanhasse neste domingo, dia 22 de maio, a classificatória aberta de Esteio ao Freio de Ouro. Dezesseis animais irão para a grande final na Expointer, que acontece no primeiro fim de semana de agosto. A seletiva apresentou umas das mudanças nas regras da competição definidas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), já testada no Bocal de Ouro, que foi a classificação do dobro de animais.
Depois de sete anos, o evento voltou a ocorrer paralelamente à Expoleite/Fenasul. Entre as fêmeas, a grande vencedora foi a égua Farrera de Los Campos, da Estância Vendramin, de Palmeira (PR), montada pelo ginete Antonieto Rosa. Já entre os machos, venceu o cavalo Harmonia Temprano, da Cabanha Harmonia, de Santa Vitória do Palmar (RS), conduzido pelo ginete José Fonseca Macedo.
O proprietário da Estância Vendramin, Aldo Vendramin, salientou que a égua Farrera de Los Campos é excepcional. Lembrou que ela iniciou muito bem este ano com a vitória na credenciadora em São Paulo e agora a classificatória em Esteio, depois de não ter conseguido completar o ciclo no ano passado por terse machucado. “Ganhou bem, mostrando que é uma égua com potencial enorme e vai ter um futuro brilhante nas pistas”, garantiu.
Já o expositor do Harmonia Temprano, Matheus Teixeira, disse que a vitória é gratificante e que sempre acreditou no cavalo. “A gente passa por muita emoção a cada prova, porque nunca se sabe o que vai acontecer, mas é muito gratificante chegar com um trabalho muito bom, em parceira, e em equipe”, salientou.
Segundo o jurado das fêmeas, André Luiz Narciso Rosa, participaram da classificatória excelentes éguas, que mostraram o nível atual da raça Crioula. Destacou a alternância de posições, não só devido à qualidade morfológica, mas funcional de todas as éguas, além da qualidade excepcional da pista e também do gado apresentado pela ABCCC. Com relação à possibilidade de títulos entre os animais classificados em Esteio, afirmou que a médias foram bastante altas e a margem de erro é muito pequena devido à profissionalização dos ginetes e o nível de treinamento dos cavalos. “A cada prova a gente vê a evolução nítida tanto da apresentação quanto da conduta desses animais em pista”, explicou.
Já o jurado dos machos, Jorge Rosas Demiate Júnior, afirmou que foi muito boa esta classificatória, com um nível muito forte. “Acredito que vários animais classificados neste domingo têm chances de disputar o primeiro lugar na final do Freio de Ouro”, salientou.
Para o vice-presidente administrativo da ABCCC, César Hax, o excelente nível apresentado na prova foi uma afirmação nesse novo sistema das classificatórias adotados pela entidade neste ciclo do Freio de Ouro. “Chegamos neste domingo à metade do número de animais participantes. Foi uma prova limpa, um sucesso e todos estão de parabéns”, concluiu.
A próxima classificatória ao Freio de Ouro será realizada em Pato Branco (PR), no próximo final de semana. O circuito do Freio de Ouro 2016, organizado pela ABCCC conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson e Ford. O apoio é da Supra.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Farsul consolida sua história de 89 anos com olhar atento ao futuro
XIV Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas supera média estadual
https://www.osul.com.br/classificatoria-de-esteio-destaca-alto-nivel-da-raca-crioula/ Classificatória de Esteio destaca alto nível da raça Crioula 2016-05-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar