Sexta-feira, 09 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 5 de maio de 2025
Funcionários de uma distribuidora de frutas norueguesa ficaram surpresos quando descobriram um pacote de cocaína em uma caixa de bananas, alertando aos agentes da alfândega, que encontraram um estoque de 147 quilos da droga, como foi confirmado nessa segunda-feira (5) pelas autoridades locais.
Acredita-se que o carregamento, encontrado em nove caixas de bananas em 3 de abril, tenha um valor de mercado de 170 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 99,6 milhões) e é o maior no país escandinavo desde 2023, quando um total de 2,3 toneladas foram encontradas, disse a Alfândega Norueguesa em um comunicado.
As drogas eram contrabandeadas da América do Sul por mar e depois transportadas em um trailer pela Suécia, embora provavelmente não fossem destinadas ao mercado norueguês.
“Há informações concretas que sugerem que a cocaína seria recolhida no porto de Antuérpia, com base em informações obtidas por meio da cooperação internacional com a Europol e as autoridades belgas”, diz o comunicado.
O funcionário da alfândega Tim Gurrik disse que uma grande rede criminosa provavelmente estava por trás da tentativa de contrabando.
“Uma apreensão dessa magnitude exige uma grande capacidade financeira e organizacional que somente grandes redes criminosas têm capacidade de realizar”, disse ele. “Vemos que as redes criminosas por trás do contrabando estão dispostas a correr riscos e são adaptáveis.”
Rede francesa
Em outra frente, em setembro do ano passado, pacotes de cocaína, totalizando mais de 40kg, foram encontrados em entregas de bananas em quatro supermercados da rede francesa Grand Frais, na região de Bourgogne-Franche-Comté, no nordeste do país. A droga estava escondida sob os paletes das frutas, mas as autoridades locais garantiram que a cocaína não entrou em contato com as bananas.
Em Beaune, uma importante cidade da região, foram encontrados 10kg de cocaína. Já em outros três supermercados, localizados em Bessoncourt, Sochaux e Le Creusot, foram apreendidos entre 10kg e 12kg.
“Estamos colaborando estreitamente com a polícia para garantir que a investigação ocorra sem problemas e que nossos funcionários e clientes estejam seguros”, declarou ao jornal Le Parisien a Grand Frais, em um comunicado.
O uso de bananas para o tráfico de drogas da América do Sul tem ocorrido com frequência, com apreensões semelhantes em outros países da Europa.
Em julho de 2024, cães farejadores acharam 6 toneladas de cocaína, avaliadas em £173 milhões (mais de um bilhão de reais), em um carregamento de bananas vindo do Equador para a Alemanha. Já em agosto, a Grécia encontrou 93kg de cocaína em um navio também vindo do Equador.
Em maio do ano passado, 250kg da droga foram encontrados em caixas de banana em um depósito na França, junto com um GPS. A carga era para a Alemanha, mas foi enviada por engano à França. As informações são da agência de notícias AFP.