Ícone do site Jornal O Sul

Cogitado corte sem precedentes

Segundo a presidenta, ela só não cortou os programas sociais (Foto: Reprodução)

Dentre as inúmeras sugestões que técnicos do governo elaboram para enfrentar a crise da Secretaria da Fazenda está a da redução da jornada trabalho do funcionalismo publico estadual em uma hora por dia. Resultaria na economia de 12 por cento sobre o total da folha, atingindo todos os poderes. Dependendo do período de tempo de aplicação da fórmula, acreditam que não haveria necessidade de votar o projeto de aumento das alíquotas do ICMS.

Os técnicos se baseiam na prática de empresas da iniciativa privada: em momentos de crise, são concedidas férias coletivas e, persistindo os problemas no retorno, ocorrem acordos. Na hipótese de aceitação da proposta, que ainda depende de análise no Palácio Piratini, os mais atingidos seriam os servidores que ganham salários menores.

A equipe técnica também avalia os investimentos do governo do Estado. No 1º semestre do ano passado, atingiram 887 milhões de reais. No mesmo período, este ano, não passaram de 209 milhões. Portanto, houve 678 milhões de reais a menos.

Sair da versão mobile