Sábado, 17 de Abril de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
25°
Mostly Cloudy

Agro Colheita de uvas no Rio Grande do Sul deve ter aumento de 9% em 2021

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Divulgação)

O clima fresco e de pouca chuva no sul do estado garantiu a colheita da safra de uva com mais de 12 toneladas por hectare, além da qualidade e da produtividade das uvas, que foram consideradas muito boas.

No ano passado a safra de uva gaúcha teve, em média, 18% de redução em função da forte estiagem. Já na safra mais recente, as condições climáticas foram excepcionais para a qualidade e produção das uvas, sem picos de calor no inverno e uma primavera extremamente seca.

“No estado são 44 mil hectares, então deve ultrapassar os 900 milhões de quilos, essa é a maior safra da história”, afirmou o extensionista rural da Emater-RS, Enio Todeschini.

São mais de 100 municípios gaúchos com aproximadamente 15 mil propriedades que vivem da produção de uvas. Durante o processo, os vinhedos são acompanhados pelo corpo técnico das cooperativas.

“As cooperativas mais fortes tem um corpo técnico que faz todo o acompanhamento, todo o regramento de condução da parreira de produção de uvas e qualidade dessa uva no momento de colheita. A Emater também trabalha bastante forte, principalmente na Serra, é o nosso carro-chefe de trabalho, junto ao manejo e as propriedades que cultivam as parreiras”, disse Todeschini.

Apesar do volume de produção, a qualidade das uvas não decaiu, como alguns consumidores imaginam. “Uma safra além do volume excepcional, a maior da história, de muito boa qualidade, e isso, com certeza irá refletir na qualidade dos derivados, principalmente no espumante, vinagre, vinho e o suco”, destacou o extensionista rural da Emater-RS.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Cotrijal está entre as 100 maiores empresas do agro
Bolsonaro sanciona lei que cria os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais
Deixe seu comentário
Pode te interessar