Ícone do site Jornal O Sul

Colheita de uvas no Rio Grande do Sul deve ter aumento de 9% em 2021

(Foto: Divulgação)

O clima fresco e de pouca chuva no sul do estado garantiu a colheita da safra de uva com mais de 12 toneladas por hectare, além da qualidade e da produtividade das uvas, que foram consideradas muito boas.

No ano passado a safra de uva gaúcha teve, em média, 18% de redução em função da forte estiagem. Já na safra mais recente, as condições climáticas foram excepcionais para a qualidade e produção das uvas, sem picos de calor no inverno e uma primavera extremamente seca.

“No estado são 44 mil hectares, então deve ultrapassar os 900 milhões de quilos, essa é a maior safra da história”, afirmou o extensionista rural da Emater-RS, Enio Todeschini.

São mais de 100 municípios gaúchos com aproximadamente 15 mil propriedades que vivem da produção de uvas. Durante o processo, os vinhedos são acompanhados pelo corpo técnico das cooperativas.

“As cooperativas mais fortes tem um corpo técnico que faz todo o acompanhamento, todo o regramento de condução da parreira de produção de uvas e qualidade dessa uva no momento de colheita. A Emater também trabalha bastante forte, principalmente na Serra, é o nosso carro-chefe de trabalho, junto ao manejo e as propriedades que cultivam as parreiras”, disse Todeschini.

Apesar do volume de produção, a qualidade das uvas não decaiu, como alguns consumidores imaginam. “Uma safra além do volume excepcional, a maior da história, de muito boa qualidade, e isso, com certeza irá refletir na qualidade dos derivados, principalmente no espumante, vinagre, vinho e o suco”, destacou o extensionista rural da Emater-RS.

Sair da versão mobile