Sábado, 03 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 1 de fevereiro de 2017
Pelos próximos dois anos, a cadeira de presidente do Senado será ocupada por Eunício Oliveira (PMDB-CE). O senador foi eleito com 61 votos nesta quarta-feira (1º) , derrotando José Medeiros (PSD-MT), que recebeu 10 votos – outros 10 senadores votaram em branco.
Aliado do presidente Michel Temer, Eunício Oliveira vai suceder no cargo Renan Calheiros (PMDB-AL) e controlará um orçamento de R$ 4,2 bilhões por ano.
Considerado um “político habilidoso” pelos colegas, o parlamentar passou as últimas semanas se reunindo com lideranças partidárias em busca de apoio para sua eleição.
Ele prometeu, por exemplo, ao PSDB – segunda maior bancada da Casa (12 senadores) – a presidência da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) e dois assentos na Mesa Diretora: a Primeira-vice-presidência e a Quarta Secretaria.
Diante dessas negociações, o PSDB aceitou apoiar Eunício, assim como PP, PSD, PTB, DEM e PSB, entre outros.
Mesa Diretora
Após ter sido eleito presidente, Eunício abriu o processo de escolha dos demais integrantes da Mesa Diretora, que é composta, além do presidente, por dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes dos secretários.
A composição da Mesa Diretora foi definida por articulações políticas entre os senadores. Como houve consenso e não havia mais de um candidato para cada cargo, o peemedebista abriu uma votação no painel eletrônico apenas para confirmar a chapa única. Assim, não foi necessário que os senadores se dirigissem à urna eletrônica.
A Mesa Diretora será composta, além do presidente Eunício Oliveira, pelos seguintes senadores: