Terça-feira, 06 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Educação Com a pandemia do coronavírus, dois terços dos estudantes de todo o mundo continuam em casa

Compartilhe esta notícia:

estudante

Em torno de 1 bilhão de alunos, ou seja, dois terços da população escolar mundial, permanece no entanto "sem escola, ou em situação de incerteza", diz a Unesco

Foto: EBC
Escolas poderão funcionar inicialmente com 35% da capacidade. (Foto: Agência Brasil)

Apenas um em cada três alunos no mundo volta à escola ao fim deste verão boreal (inverno no Brasil), enquanto os demais ainda estão “sem escola”, ou “na incerteza” causada pela Covid-19 – informou a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em um comunicado.

De um total de 1,5 bilhão de crianças na escola, do pré-primário ao ensino médio no mundo, 900 milhões devem retornar às salas de aula entre agosto e outubro, já que as demais têm um calendário escolar diferente.

Cerca de 128 milhões já voltaram às aulas, e outras 433 milhões, de 155 países, farão o mesmo nas próximas semanas, ou seja, um total de 561 milhões de alunos, afirma a Unesco.

Em torno de 1 bilhão de alunos, ou seja, dois terços da população escolar mundial, permanece no entanto “sem escola, ou em situação de incerteza”, diz a Unesco, neste 1º de setembro, dia de volta às aulas em vários países europeus. “Mais da metade dos 900 milhões de alunos que iniciam o novo ano letivo deve seguir o ensino a distância – no todo, ou em parte”, completa a organização.

A Unesco está alarmada com a situação – escolas fechadas, ensino a distância, incertezas, desescolarização – e alerta sobre seu impacto nas populações mais vulneráveis, principalmente as meninas.

Por isso, pede às autoridades educacionais que garantam um rápido retorno à escola, adotando medidas que visem à saúde e à segurança de alunos e professores. “A crise educacional continua séria”, afirma a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, citada no comunicado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Educação

Mais de 200 policiais prendem integrantes de quadrilha que roubava residências na Região Metropolitana de Porto Alegre
Indústria brasileira tem tombo recorde, mas recupera fôlego ao longo do trimestre
https://www.osul.com.br/com-a-pandemia-do-coronavirus-dois-tercos-dos-estudantes-no-mundo-todo-continuam-em-casa/ Com a pandemia do coronavírus, dois terços dos estudantes de todo o mundo continuam em casa 2020-09-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar