Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Com a saída do Reino Unido da União Europeia, milhares de britânicos querem se tornar irlandeses

Compartilhe esta notícia:

Mais e mais britânicos estão solicitando passaportes irlandeses. (Foto: Reprodução)

A menos de três meses da saída do Reino Unido da UE (União Europeia), mais e mais britânicos estão solicitando passaportes irlandeses. Com um total de mais de 183.000 pedidos, o número acumulado em 2018 atingiu um novo recorde, disse o Departamento de Estado Irlandês na segunda-feira (31).

Cerca de 84.850 desses pedidos foram apresentados na Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido – 2% a mais do que no ano anterior. No restante do Reino Unido, foram 98.500 pedidos – um aumento de 22% em relação ao ano passado. As informações são da emissora internacional de notícias da Alemanha Deutsche Welle e da agência de notícias Reuters.

Em 2017, o número de pedidos de cidadania irlandesa apresentados na Irlanda do Norte e no Reino Unido combinados já havia registrado um aumento de 20% em relação a 2016, o ano em que o Brexit foi aprovado em referendo.

Qualquer pessoa nascida na Irlanda ou Irlanda do Norte ou cujos pais ou avós sejam originários da Irlanda pode solicitar um passaporte irlandês. O ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney, mostrou satisfação com o aumento no número de pedidos. “O passaporte irlandês é um documento valioso”, disse ele.

O Reino Unido deve deixar a União Europeia no final de março de 2019, segundo o resultado do referendo do Brexit em 2016. Não está claro se o parlamento em Londres ainda vai conseguir aprovar o acordo de saída negociado pela primeira-ministra Theresa May com a UE. Caso a saída ocorra sem aprovação de um acordo, existe a possibilidade de um Brexit “duro”, que pode ter consequências caóticas.

Na Alemanha, o número de britânicos naturalizados aumentou de maneira acentuada recentemente. Cerca de 7.493 britânicos solicitaram um passaporte alemão em 2017 – o maior número já registrado. A maioria dos solicitantes eram descentes de pessoas que fugiram para o Reino Unido durante o regime nazista. Para se naturalizar, elas contam com uma disposição especial para repatriamento que consta no artigo 116 da Lei Fundamental, a Constituição alemã.

Brexit interrompido

O ministro do Comércio do Reino Unido, Liam Fox, disse que há “50 por cento” de chance de que o Brexit seja interrompido, caso o parlamento rejeite o acordo de divórcio do governo com a União Europeia no mês que vem.

“Se não votarmos a favor disso, não tenho certeza se daria mais de 50 por cento de chances (pelo Brexit)”, disse Fox, um proeminente apoiador da saída do bloco europeu, ao jornal Sunday Times no último domingo (30).

Faltando três meses para que o Reino Unido saia da União Europeia, em 29 de março, o acordo do Brexit está patinando, abrindo uma série de possibilidades, desde um Brexit sem acordo comercial até um cancelamento do plano.

Mais cedo neste mês, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, cancelou uma votação agendada, após admitir que o parlamento a rejeitaria. Parlamentares devem votar o acordo a partir de 14 de janeiro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A maioria dos imigrantes ilegais nos Estados Unidos estudou e trabalha
Sem maioria no Congresso Nacional, Bolsonaro terá que negociar com bancadas de partidos no Senado e na Câmara dos Deputados
https://www.osul.com.br/com-a-saida-do-reino-unido-da-uniao-europeia-milhares-de-britanicos-querem-se-tornar-irlandeses/ Com a saída do Reino Unido da União Europeia, milhares de britânicos querem se tornar irlandeses 2019-01-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar