Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 8 de dezembro de 2023
Luis Suárez deu adeus à torcida do Grêmio nessa sexta-feira (8). O atacante embarcou para Montevidéu no início da manhã, com festa dos gremistas no Aeroporto Salgado Filho. A torcida, emocionada, usava máscaras personalizadas com o rosto do uruguaio, entoava cantos e agradecia o melhor jogador do Brasil em 2023, de acordo com o prêmio Bola de Prata.
Ao lado da esposa, Sofi, e dos filhos, Lautaro, Benjamin e Delfina, Luisito se dirigiu até os gremistas e agradeceu o carinho, além de posar para fotos. O perfil oficial do Grêmio publicou vídeo da despedida.
Curiosamente, esta foi a terceira despedida de Suárez no Grêmio. A primeira foi na vitória sobre o Vasco por 1 a 0, em casa, pela penúltima rodada do Brasileirão. Mas o camisa 9 decidiu também disputar a última partida, fora de casa, contra o Fluminense, na qual brilhou com um dos gols da vitória por 3 a 2. Este foi, de fato, seu último jogo com a camisa tricolor.
Luis Suárez deve passar as férias no Uruguai com a família antes de decidir seu futuro. O atacante ainda não revelou onde jogará em 2024, mas, ao que tudo indica, o camisa 9 deve reforçar o Inter Miami e reeditar a parceria com Messi – além de Jordi Alba e Sergio Busquets -, que marcou época no Barcelona.
Bola de Ouro
Luís Suárez faturou a Bola de Ouro na celebração do ESPN Bola de Prata SportingBet, que premia os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro em 2023. E o uruguaio foi às lágrimas ao receber o troféu.
Destaque do Grêmio, vice-campeão da competição, o astro se emocionou ao relembrar todo o período que viveu no futebol brasileiro. Adaptação, questões físicas e saudades da família fizeram parte do ano de sucesso do uruguaio, que não segurou o choro durante a premiação.
A passagem de Luis Suárez pelo Grêmio terminou com dois gols no Maracanã, na vitória sobre o Fluminense. Ao todo foram 54 jogos, 29 gols e 17 assistências. O astro uruguaio se igualou a Hernán Barcos, em 2014. Os dois são os maiores artilheiros da equipe em uma só temporada desde Jonas, em 2010.
Suárez ditou o ritmo da equipe comandada por Renato Portaluppi durante todo o Campeonato Brasileiro. A equipe era outra quando ele não estava em campo. Aos 36 anos, ele foi decisivo em muitos triunfos do time na competição. Foi o artilheiro da equipe e o líder em assistências do time, além de um dos principais jogadores do futebol brasileiro no ano.
É fato que o jogador fará muita falta para a equipe em 2024. Agora, a equipe vai precisar se reinventar para sanar a ausência de um dos maiores centroavantes de todos os tempos.