Terça-feira, 03 de agosto de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Com entrada franca, o Parque Germânia, na Zona Norte de Porto Alegre, será palco para um concerto de Natal da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro na manhã deste domingo

Compartilhe esta notícia:

Apresentação tem início marcado para as 10h30min. (Foto: Divulgação/OCTSP)

O Shopping Iguatemi, na Zona Norte de Porto Alegre, organizou para a manhã deste domingo um concerto da OCTSP (Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro). A apresentação, que faz parte da agenda especial natalina de um dos maiores centros de compras da capital gaúcha, tem início marcado para as 10h30min no Parque Germânia (bairro Jardim Europa).

A entrega é franca mediante ingresso solidário opcional. Para isso, a produção do evento sugere que o público contribua com a campanha “Natal Sem Fome”, por meio da doação de pelo menos 1 quilo de alimento não perecível.

“O nosso objetivo é oferecer à comunidade uma experiência única, que busca a integração entre amigos e famílias, a ocupação de áreas comuns da nossa cidade e o prestígio ao talento de artistas gaúchos”, ressalta a gerente de marketing do Iguatemi, Andrea Quintana. “Estamos muito felizes em levar para o nosso bairro, pela primeira vez na história do Jardim Europa, o grande espetáculo de uma das mais tradicionais orquestras do Estado.”

A ação foi desenvolvida com o apoio da AAJE (Associação de Amigos do Jardim Europa) e integra o calendário de atrações especiais promovidas pelo shopping neste fim de ano. O presidente da entidade, Geraldo Bertolo, também não poupa elogios: “Desde sempre, a Associação cultiva o desejo de promover um evento de Natal para os moradores do bairro e muito nos alegra saber que o Iguatemi abraçou o projeto neste final de ano. Será um dia mágico para toda a vizinhança, que lotará o Parque Germânia”.

Campanha

Uma das maiores mobilizações solidárias da sociedade civil, o “Natal Sem Fome” é realizado desde 1994, quando foi realizada a primeira edição da campanha. Desde então, dezenas de milhões de pessoas já foram beneficiadas em todo o Brasil, tendo um final de ano mais digno. Após dez anos suspensa, a iniciativa foi retomada em 2017, devido à ameaça de reinclusão do País no “Mapa da Fome” da ONU (Organização das Nações Unidas).

Isso porque, apesar de ter saído em 2014 da zona de risco para esse tipo de problema, apenas dois anos anos depois o Brasil já contava com 14,8 milhões de cidadãos abaixo da linha da pobreza, sobrevivendo com menos de R$ 133 por mês – condição absolutamente precária e que impossibilita um nível de segurança alimentar necessário para sobrevivência.

Mais do que alimentar famílias no natal, a campanha tem em seu foco não só arrecadar donativos mas também chamar a atenção da sociedade e de seus governantes para a questão da desnutrição, além de cobrar das autoridades a implementação de políticas de erradicação da fome.

Quem organiza é a ONG (organização não governamental) Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o “Betinho” (1935-1997). O seu principal eixo de atuação consiste em uma extensa rede de mobilização formada por comitês locais da sociedade, em sua maioria compostos por líderes comunitários e com participação dos mais variados segmentos. Mais informações podem ser obtidas no site www.acaodacidadania.com.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Receita Estadual deflagra terceira fase da Operação Polimeria
Concedida licença prévia para transformação de vapor em energia para cervejaria em Igrejinha
Deixe seu comentário
Pode te interessar