Domingo, 05 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Plantio da soja é aberto no RS com expectativa de produção 57% acima da safra anterior

Compartilhe esta notícia:

Estimativa para a safra de verão é de 21,4 milhões de toneladas da oleaginosa. (Foto: EBC)

Um evento no município de Júlio de Castilhos (Região Central do Estado) e com presença da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) marcou a 15ª Abertura Oficial do Plantio da Soja no Rio Grande do Sul. Conforme a Emater/RS-Ascar, a estimativa para a safra de verão 2025/26 é de 21,4 milhões de toneladas, 57% a mais que no ciclo anterior.

Além do titular da pasta, Edivilson Brum, esteve presente o secretário-chefe da Casa Civil do governo gaúcho, Artur Lemos.

De acordo com esta projeção, o Estado cultivará uma área de 6,74 milhões de hectares, uma redução de 0,8% na área plantada. A estimativa de produção, porém, depende das condições climáticas.

Recuperação da produtividade

Brum destacou a força e resiliência dos produtores gaúchos, que enfrentam as adversidades climáticas: “Para esta safra, temos a expectativa de uma recuperação da produtividade e de um desempenho mais positivo, apoiado por condições climáticas mais favoráveis e pela dedicação incansável de homens e mulheres. Se os números se confirmarem e o clima ajudar, a produção voltará a colocar o Rio Grande do Sul em destaque nacional no grão”.

De acordo com dados do relatório “Radiografia da Agropecuária Gaúcha” (RAG, publicado pela Seapi) ) referente a este ano, os principais municípios em cultivo irrigado de soja são São Borja, Cruz Alta, São Luiz Gonzaga, Santa Bárbara do Sul e Boa Vista do Cadeado. Já no cultivo de sequeiro, destacam-se Palmeira das Missões, Dom Pedrito, Vacaria, Cachoeira do Sul e São Gabriel.

Em 2024, o Rio Grande do Sul exportou produtos do complexo soja para 50 países, gerando US$ 6,33 bilhões. Trata-se do terceiro maior Estado exportador de produtos do segmento no País, conforme o boletim. A China é o principal destino do produto, adquirindo 56% das exportações gaúchas, seguida por Irã (7,2%), Coreia do Sul e Índia (3,7% cada um) e Iraque (3,1%).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Receita da Sorte do RS vai distribuir prêmios extras de R$ 1 mil em outubro
Governo gaúcho amplia programa de complementação do valor de entrada da casa própria
https://www.osul.com.br/com-expectativa-de-producao-57-superior-a-da-ultima-safra-plantio-da-soja-e-aberto-no-rs/ Plantio da soja é aberto no RS com expectativa de produção 57% acima da safra anterior 2025-10-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar