Sábado, 15 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Com grandes empreiteiras em dificuldades, operadoras estrangeiras e fundos de investimento vão disputar leilões de aeroportos, inclusive o Salgado Filho

Compartilhe esta notícia:

A lista de candidatos às concessões é ampla. (Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas)

O primeiro leilão de concessão da gestão Michel Temer deve ter uma cara bem diferente das disputas verificadas nos governos Lula e Dilma Rousseff. Com as grandes construtoras penduradas na Lava Jato e sem a presença da Infraero, a licitação dos aeroportos de Salvador (BA), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC), marcada para quinta-feira (16), tende a ser protagonizada pelas companhias internacionais e fundos de investimentos.

A lista de candidatos às concessões é ampla. Entre as operadoras estrangeiras de aeroportos, estão as espanholas AviAlliance, Aena e OHL, a suíça Zurich, a argentina Corporación América, a alemã Fraport e a francesa Vinci. Do lado brasileiro, surgem grandes fundos, como Pátria e Vinci Partners, a empresa de infraestrutura CCR e algumas construtoras, como a CR Almeida.

Na semana passada, a maioria delas estava debruçada sobre planilhas para traçar as estratégias e definir se vão ou não participar da disputa. Apesar de terem de entregar as propostas hoje na BM&F Bovespa, na sexta-feira algumas ainda tentavam ter aprovação dos acionistas para entrar no leilão e outras trabalhavam em acordos com construtores caso vençam a concessão.

Fundos

Fontes afirmam que a tendência é que as estrangeiras participem da licitação em parceria com empresas ou fundos brasileiros. É o modelo seguido pela AviAlliance, que se uniu ao Pátria, e pela Zurich, com a Vinci Partners. No mercado, também se cogitava a parceria entre a Fraport e a CR Almeida. Mas algumas podem entrar sozinhas, como a Corporación América, que já administra os aeroportos de Brasília e de Natal.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Auditores fiscais sustentam estudo polêmico que circula na internet dizendo que não há déficit na Previdência Social
Temporal em São Francisco de Paula deixa mais de 1,6 mil pessoas fora de casa
https://www.osul.com.br/com-grandes-empreiteiras-em-dificuldades-operadoras-estrangeiras-e-fundos-de-investimento-vao-disputar-leiloes-de-aeroportos-inclusive-o-salgado-filho/ Com grandes empreiteiras em dificuldades, operadoras estrangeiras e fundos de investimento vão disputar leilões de aeroportos, inclusive o Salgado Filho 2017-03-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar