Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de dezembro de 2025
Cerca de 3,3 mil servidores das forças de segurança do Rio Grande do Sul estão mobilizados para proporcionar uma temporada mais segura e tranquila para moradores, veranistas e visitantes de praias e balneários gaúchos durante a operação “Verão Total” 2025-2026, que começa neste sábado (13). Participam do trabalho coordenado a Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Esse efetivo se soma ao que já atua habitualmente nos litorais Norte e Sul do Estado. As regiões da Serra, Costa Doce e Fronteira também receberão reforços durante a estação mais quente do ano. Os trabalhos conta com o apoio de mais de 500 viaturas, além de helicópteros para patrulhamento aéreo.
O CBM coordenará a atuação de 930 guarda-vidas, contingente que inclui 638 militares (bombeiros e policiais) e 282 civis temporários. Eles estão presentes em 264 guaritas distribuídas nas praias e balneários de água doce. Na orla, o patrulhamento e orientação a banhistas é reforçado por 18 quadriciclos e 18 motos aquáticas para maior agilidade nos deslocamentos e eventuais salvamentos.
Já a BM enviará 1.028 agentes e 163 viaturas, enquanto a Polícia Civil destinará 1.210 policiais e 296 viaturas. As ações do Detran-RS, por sua vez, envolverão 27 agentes de trânsito e sete veículos, enquanto as do IGP dispõem de 93 servidores e 11 viaturas.
Atenção aos banhistas
Antigamente conhecida como “Operação Golfinho”, a “Verão Total” tem entre suas prioridades a segurança dos banhistas, por meio de uma série de orientações, alertas, salvamentos e outras atividades essenciais. Bombeiros militares disponibilizarão informações sobre condições do mar, indicando áreas seguras para banho e prestando outras orientações essenciais para a segurança aquática.
Com equipes altamente treinadas e equipamentos especializados, o CBMRS estará preparado para agir rapidamente em casos de afogamento, prestando primeiros-socorros para garantir a integridade dos envolvidos.
Além das atividades operacionais, os bombeiros militares divulgarão materiais informativos, como folders, cartilhas e leques, fornecendo instruções de cuidados importantes para os banhistas. Também serão distribuídas pulseiras de identificação para crianças, auxiliando na prevenção e na resolução de casos de desaparecimento.
O CBMRS dedicará atenção especial ao público infantil por meio do projeto social “Guarda-Vidas Mirim”. Bombeiros militares participarão de palestras educativas, abordando temas de prevenção e cuidados específicos para a segurança das crianças na praia. O objetivo é garantir a segurança imediata e educar as gerações futuras sobre a importância da prevenção.
Secretaria da Segurança Pública
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) estará presente em atividades estratégicas e em ofensivas integradas, como as operações “Desmanche”, “Fios e Cabos” e “Noite Segura”, dentre outras.
O combate à violência contra a mulher, com o Programa de Monitoramento do Agressor, também estará ativo na região do Litoral pelo segundo veraneio consecutivo. Esse programa atua em ações de monitoramento e intervenção em situações envolvendo agressores e vítimas com Medida Protetiva de Urgência (MPU) com uso de monitoramento eletrônico.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul