Domingo, 05 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Com reaproximação entre os dois países, mais de 35 mil cubanos podem ser repatriados dos EUA

Compartilhe esta notícia:

Os chefes da diplomacia de EUA e Cuba se reunirão na segunda-feira. Será o primeiro encontro em mais de 50 anos. (Foto: Reprodução)

Mais de 35 mil cubanos que possuem ordens de deportação nos Estados Unidos poderiam ser repatriados à ilha como consequência do processo de restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. Os números são do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA, na sigla em inglês). Segundo os dados, 35.106 cubanos têm ordem de deportação nos EUA, dos quais 162 estão presos e 34.944 em liberdade.

O ICE também indicou que, até então, a política de Cuba era aceitar ocasionalmente as repatriações, incluindo os casos de criminosos. Porém, de agora em diante, a política deverá mudar com a aproximação entre os dois países e o restabelecimento das relações.

Um caso à parte durante esses anos, indicou o ICE, foi o dos cubanos incluídos em uma lista específica acertada entre o governo da ilha e os EUA em 1984, na qual constavam 2.746 nomes de cidadãos caribenhos a serem repatriados do país.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, receberá, na segunda-feira, o ministro de Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez. Será a primeira reunião entre os chefes da diplomacia dos dois países em mais de 50 anos, informou o governo norte-americano.

Kerry não estará presente na cerimônia formal de reabertura da embaixada cubana em Washington na segunda-feira, mas receberá depois Rodríguez no Departamento de Estado.

No mesmo dia, os dois países restabelecerão formalmente suas relações diplomáticas, rompidas no ano de 1961. Além disso, Kerry deverá viajar em breve a Havana para participar de uma cerimônia formal na nova embaixada dos EUA, o que significará a primeira visita a Cuba de um secretário de Estado norte-americano desde 1945.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O chefe do governo espanhol descarta diálogo com a Catalunha
“O Brasil não terá tranquilidade enquanto não alterar seu sistema eleitoral”, diz o relator da reforma política
https://www.osul.com.br/com-reaproximacao-mais-de-35-mil-cubanos-podem-ser-repatriados-dos-eua/ Com reaproximação entre os dois países, mais de 35 mil cubanos podem ser repatriados dos EUA 2015-07-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar