Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Com vacinação abaixo da média nacional, Sul dos Estados Unidos vê hospitalizações por coronavírus dispararem

Compartilhe esta notícia:

A Flórida é o Estado que tem a quarta maior taxa de internados a cada 100 mil habitantes. (Foto: Reprodução)

Epicentro da variante delta nos Estados Unidos e com uma taxa de vacinação abaixo da média nacional, o Sul americano testemunha um avanço cada vez mais violento da covid. Atualmente, um em cada quatro hospitais na região está com mais de 95% dos leitos de UTI ocupados.

Não apenas a fotografia do momento é assustadora como também representa uma tendência de avanço do vírus. Em agosto, a taxa de ocupação de mais de 95% dos leitos correspondia a um em cada cinco hospitais. Em junho, isso ocorria em menos de um a cada 10 hospitais.

No Alabama, todos os leitos de UTI estão ocupados atualmente. Nos últimos dias, dezenas de pacientes no Estado precisaram de leitos que não estavam disponíveis, segundo dados do Departamento de Saúde e de Serviços Humanos.

“Isso significa que eles estão na sala de espera, que alguns estão atrás das ambulâncias, coisas desse tipo”, disse Jeannie Gaines, porta-voz da Associação Hospitalar do Alabama.

O avanço da variante delta na região está ligado também a uma menor taxa de vacinação. Vários dos Estados com os mais altos índices de ocupação de leitos de UTI, como o Alabama e o Mississippi — ambos no Sul —, também estão entre aqueles com menor aderência ao processo de imunização.

Segundo um recente estudo do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, os americanos não vacinados têm 10 vezes mais probabilidade de serem internados com covid do que os vacinados.

Enquanto 54% dos cidadãos americanos já estão completamente imunizados, no Alabama essa taxa é de 40%. No Mississippi, de 41%. Outro Estado no Sul, o Tennessee, que recentemente chegou a liderar a taxa de novos casos por 100 mil habitantes no país, tem 43% de sua população totalmente vacinada.

“Nossas maiores preocupações são nossas baixas taxas de vacinação”, disse Scott Harris, funcionário de saúde do Estado do Alabama. “Essa é a razão pela qual estamos na situação em que nos encontramos. Praticamente todas as nossas mortes são de pessoas que não foram vacinadas.”

A situação das UTIs no Sul é uma consequência do avanço das infecções. A cerca de três semanas, a região chegou a registrar 73 novos casos de infecção pelo novo coronavírus por 100 mil habitantes — quase o dobro do Oeste americano, vice-líder no novo surto, onde havia 37 diagnósticos por 100 mil pessoas no período.

Mesmo diante desse avanço do vírus, um número crescente de governadores e autoridades republicanas no Sul continua resistindo sobre a obrigatoriedade de máscaras em espaços fechados e das vacinas, diferentemente dos democratas. Ao menos cinco Estados, entre eles três no Sul, chegaram a proibir que repartições públicas obrigassem seus funcionários a se vacinar, por exemplo.

Na Flórida, Estado que tem a quarta maior taxa de internados a cada 100 mil habitantes, o governador Ron DeSantis chegou a emitir até mesmo uma ordem proibindo empresas privadas de exigirem a imunização de seus funcionários ou clientes. Ele também vetou que escolas obriguem seus alunos a usar máscaras, algo desafiado por alguns distritos escolares do Estado. Na última semana, 24 hospitais relataram ter mais pacientes de UTI do que leitos disponíveis.

No Texas, 169 hospitais estão com uma taxa maior do que 95% de lotação de leitos de UTI, número muito superior ao registrado em junho, de 69. Existem apenas cerca de 700 leitos de terapia intensiva restantes em todo o Estado, segundo dados recentes.

Na cidade mais populosa do Estado, Houston, hospitais construíram hospitais de campanha no mês passado para lidar com o fluxo de pacientes, e a taxa de hospitalizações no Estado é agora 40% maior do que quando elas foram construídas.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Imigração portuguesa barrou 24 brasileiros em nove dias de reabertura para turistas
Cuba vai vacinar crianças a partir de 2 anos de idade
https://www.osul.com.br/com-vacinacao-abaixo-da-media-nacional-sul-dos-estados-unidos-ve-hospitalizacoes-por-coronavirus-dispararem/ Com vacinação abaixo da média nacional, Sul dos Estados Unidos vê hospitalizações por coronavírus dispararem 2021-09-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar