Sexta-feira, 21 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de julho de 2021
Ao encerrar dois dias de sua primeira visita a Santa Maria (Região Central) como comandante do Exército, nesta quinta-feira (8) o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira avaliou positivamente a infraestrutura da cidade como uma das três candidatas do País a receber a nova Escola Superior de Sargentos (ESA). “Saí muito satisfeito”, frisou, acompanhado de uma comitiva de oficiais.
O município concorre com Ponta Grossa (PR) e Recife (PE) no objetivo de sediar a unidade. Caso seja a escolhida (a resposta deve ser divulgada no mês que vem), o local já está escolhido para tal finalidade, em uma área conhecida como Boi Morto.
“Santa Maria é muito bem localizada e com uma parte educacional muito boa”, declarou o general em coletiva de imprensa. “Além de já ter várias unidades militares de blindados, a prefeitura e o governo do Estado demonstraram dispor das condições de apoio para instalação da Escola. Mas tudo será feito com muita racionalidade.”
A ESA é responsável pela formação de sargentos de carreira das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações. Por meio de concurso público, a instituição jovens de todo o País.
O seu funcionamento é descentralizado, com sedes em diversas cidades, incluindo Três Corações (MG) – que muitos brasileiros conhecem – ou ao menos já ouviram falar – por ser também a terra natal do ex-jogador Pelé. Agora, porém, o plano do Exército é unificá-las em apenas um município, de forma modernizada.
De acordo com informações oficiais, a futuras instalações receberão um investimento de pelo menos R$ 1,2 bilhão, com diversas vantagens diretas e indiretas para a região que for escolhida, a começar pelo aquecimento da economia local, já que deve contar com 1,5 mil funcionários e 2,2 mil alunos. A estimativa é de R$ 300 milhões por ano.
Agenda
Antes de seguir viagem para as outras duas cidades-candidatas, a comitiva cumpriu uma agenda movimentada. O general Oliveira se reunião com o governador Eduardo Leite e com o prefeito santa-mariense Jorge Pozzobom, acompanhou exercícios de artilharia e unidades blindadas, com 800 militares da 3ª Divisão de Exército e 108 viaturas.
A comitiva contou com as presenças do titular do Comando Militar do Sul (CMS, sediado em Porto Alegre), Valério Stumpf Trindade, bem como do gerente do projeto da nova Escola Superior de Sargentos (ESA), general Joarez Alves Pereira Junior.
De acordo com o chefe do Executivo local, tudo o que o comandante da Força Armada conferiu de perto reforçou a percepção sobre as vantagens já enumeradas no protocolo de intenções que recebeu em audiência no Palácio Piratini, na véspera:
“Tivemos uma amostragem clara de que o Exército também vai ganhar se opção para a ESA for por Santa Maria. Há de nossa parte a certeza de que Santa Maria está pronta para receber a família militar e cuidá-la com muito amor. Sem soberba e respeitando os outros municípios que estão na disputa, mas nenhuma cidade se mobilizou como nós.”
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul