Sábado, 01 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Comandante militar do Talibã em Cabul, no Afeganistão, é morto em ataque a hospital

Compartilhe esta notícia:

Ao menos 19 pessoas morreram e 50 ficaram feridas no atentado

Foto: Reprodução
Ao menos 19 pessoas morreram e 50 ficaram feridas no atentado. (Foto: Reprodução)

O comandante militar do Talibã em Cabul, Hamdullah Mokhlis, morreu no ataque ao maior hospital militar do Afeganistão, que deixou dezenas de mortos e feridos na terça-feira (02) na capital afegã.

Fontes oficiais afirmaram nesta quarta-feira (03) que Mokhlis foi morto ao enfrentar combatentes do Estado Islâmico junto com outros membros do Talibã. Ao menos 19 pessoas morreram e 50 ficaram feridas no atentado.

Mokhlis, membro da rede radical Haqqani e das forças especiais do Talibã, é a baixa mais importante dentro do movimento fundamentalista desde que o grupo tomou Cabul e voltou ao poder no Afeganistão, em agosto.

A ação foi reivindicada pelo EI-K (Estado Islâmico de Khorasan), grupo radical que é inimigo do Talibã. O atentado começou com um ataque suicida com bomba, seguido pela entrada de homens armados no complexo hospitalar.

Em um comunicado divulgado em seus canais no Telegram, o EI-K afirmou que “cinco combatentes do EI executaram ataques simultâneos e coordenados”.

O Talibã enviou as forças especiais ao telhado do edifício, com um helicóptero, e o porta-voz do grupo fundamentalista, Zabihullah Mujahid, afirmou que o ataque foi neutralizado em 15 minutos graças a uma rápida intervenção.

Estado Islâmico

O ataque da terça se soma a uma lista atentados e assassinatos cometidos pelo Estado Islâmico no Afeganistão desde a volta do Talibã ao poder. Há menos de três semanas, uma explosão em uma mesquita em Kandahar, a segunda maior cidade do país, deixou mais de 30 mortos e 60 feridos.

Dias antes, uma explosão em outra mesquita xiita deixou mais de 100 mortos e feridos na cidade de Kunduz, no nordeste do país.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Preso homem que confessou ter espancado a enteada de 4 anos no bairro Restinga, em Porto Alegre
Projeto Bota-Fora recolhe mais de 81 toneladas de resíduos em outubro, em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/comandante-militar-do-taliba-em-cabul-no-afeganistao-e-morto-em-ataque-a-hospital/ Comandante militar do Talibã em Cabul, no Afeganistão, é morto em ataque a hospital 2021-11-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar