Terça-feira, 14 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Começa a Operação Inverno para a população em situação de rua na capital gaúcha

Compartilhe esta notícia:

Neste ano, a capacidade de acolhimento na rede municipal será ampliada em 60% graças à ampla cobertura vacinal contra a Covid-19 (Foto: Divulgação/PMPA)

A Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania)  começou a Operação Inverno 2015, com ampliação do número de vagas disponíveis na rede de serviços de albergagem em Porto Alegre. O projeto, desenvolvido anualmente, começa em junho e estende-se até o final do mês de setembro. O objetivo é minimizar os efeitos nocivos do frio, principalmente à noite, quando os riscos à saúde da população em situação de rua aumentam, causados pelas baixas temperaturas.

Este ano, os albergues registram um acréscimo de 100 vagas durante a Operação Inverno, além das 355 disponibilizadas durante o ano. O Albergue Municipal, que possui 120 vagas, conta com um aumento de 30 vagas. O Albergue Felipe Diel, que disponibiliza 145 vagas, conta com mais 60. Já o Albergue Dias da Cruz, tem mais 10 vagas, além das 90 existentes.

Os serviços de albergagem caracterizam-se pelo acolhimento noturno – das 19h às 7h – com o atendimento às necessidades básicas da população, desenvolvendo suas ações a partir de trabalho social multidisciplinar. Nos espaços, são ofertados lugar para dormir, cuidados de higiene e alimentação, bem como encaminhamentos para serviços da rede socioassistencial e demais políticas públicas.

A rede é composta por três unidades – um próprio e dois conveniados, sendo que o Albergue Municipal oferece também, o serviço de Abordagem Noturna pelos telefones 33463238 e 99551782.) em que, através da solicitação da comunidade, uma equipe vai até o local e tenta convencer a pessoa em vulnerabilidade a pernoitar no equipamento. O Albergue Municipal é a unidade mais procurada por outros prestadores de serviço, como Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e outros, quando necessitam conduzir alguém em situação de vulnerabilidade social para  um espaço de proteção.

No ano passado, o Albergue Municipal registrou 15. 813 acessos no período, perfazendo uma média de 3.953/mês, tendo acessado, no período,  464 pessoas diferentes. Foram realizadas 210 abordagens.

Onde acessar:

Albergue Municipal – Rua Comendador Azevedo, 215, Bairro Floresta
Solicitação de Abordagem: 3346 3238 – 9955 1782

Albergue Felipe Diehl –  Praça Navegantes, 41  Tel: 3342 2882  – Bairro Navegantes

Albergue Dias da Cruz –  Av. Azenha, 366   Tel: 3223 1938 – Bairro Azenha

(Salete Teixeira/PMPA)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Saiba o que faz a Casa da Moeda, que o governo federal quer privatizar
Um dentista acusado de matar a ex-namorada grávida é denunciado pelo Ministério Público no Rio de Janeiro
https://www.osul.com.br/comeca-a-operacao-inverno-para-a-populacao-em-situacao-de-rua-na-capital-gaucha/ Começa a Operação Inverno para a população em situação de rua na capital gaúcha 2015-06-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar