Sexta-feira, 23 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Começou o prazo de 28 dias para que o Brasil seja considerado livre da gripe aviária

Compartilhe esta notícia:

Durante o vazio sanitário, a granja deve permanecer sem a presença de aves ou atividades avícolas. (Foto: Freepik)

Começou nessa quinta-feira (22) o período de 28 dias de vazio sanitário na granja de Montenegro, no Vale do Caí, onde foi detectado o primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial do País. No fim desse prazo, se não houver novas ocorrências, o Brasil poderá se autodeclarar livre da doença naquela região e retomar gradualmente as exportações que ainda estão restritas.

Durante o vazio sanitário, a granja deve permanecer sem a presença de aves ou atividades avícolas. O protocolo prevê dois períodos de incubação de 14 dias. A medida está prevista no Plano Nacional de Contingência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e segue protocolos internacionais.

Na quarta-feira (21), o serviço veterinário oficial concluiu o processo de limpeza e desinfecção dos galpões, máquinas e outras estruturas e equipamentos da granja, incluindo escritório, almoxarifado, vestiários e lavanderia.

Segundo o Mapa, no raio de 10 quilômetros da granja afetada, foram identificados 540 estabelecimentos rurais, e todos já foram vistoriados. Desses, além da granja do foco, mais dois atuam com avicultura comercial.

“Esse período é essencial para que possamos, de forma técnica e transparente, comprovar a contenção do vírus. Ao final desse prazo, se não houver novas ocorrências, o Brasil poderá se autodeclarar livre da doença naquela região. Isso não apenas fortalece a credibilidade do nosso sistema sanitário, como também representa um passo fundamental para a reabertura de mercados e a normalização das exportações. É um procedimento previsto em protocolos internacionais, e estamos conduzindo esse processo com o máximo rigor e responsabilidade”, explicou o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.

“Com a força do sistema e a transparência nos procedimentos, conseguiremos comprovar a contenção do foco e negociar com nossos parceiros comerciais protocolos que evitem o bloqueio total das exportações”, ressalta o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Doença

A influenza aviária, comumente conhecida como gripe aviária, afeta principalmente aves, mas também foi detectada em mamíferos, incluindo bovinos.

A transmissão ocorre pelo contato com aves doentes e também por meio da água e de materiais contaminados. A doença raramente afeta humanos, e a orientação é que as pessoas se mantenham informadas e adotem as medidas preventivas recomendadas.

Segundo o Ministério da Agricultura, carnes e ovos podem ser consumidos com segurança, desde que preparados adequadamente. As informações são da Agência Brasil.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Saiba mais sobre o cabo submarino que trará melhorias à internet e à conectividade do RS com o Brasil e o mundo
Programa Mais Médicos bate recorde com mais de 45,7 mil inscritos em todo o Brasil
https://www.osul.com.br/comecou-o-prazo-de-28-dias-para-que-o-brasil-seja-considerado-livre-da-gripe-aviaria/ Começou o prazo de 28 dias para que o Brasil seja considerado livre da gripe aviária 2025-05-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar