Domingo, 04 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Comissão da Câmara aprova projeto que libera propaganda de armas de fogo no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Texto permite que clubes de tiro, produtores e comerciantes de armas anunciem em veículos de comunicação e redes sociais. Relator defendeu rejeição do texto, mas acabou vencido.

Foto: Reprodução
Texto permite que clubes de tiro, produtores e comerciantes de armas anunciem em veículos de comunicação e redes sociais. Relator defendeu rejeição do texto, mas acabou vencido. (Foto: Reprodução)

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (7) um projeto de lei que libera a propaganda de armas de fogo no País.

A publicidade de armas de fogo é proibida desde o início da vigência do Estatuto do Desarmamento, em 2003. A multa para produtores e comerciantes que descumprirem a determinação varia entre R$ 100 mil e R$ 300 mil. A lei só permite anúncios desta natureza em “publicações especializadas”.

O texto aprovado nesta terça-feira (7) é de autoria do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A proposta permite que produtores, comerciantes, exportadores e importadores de arma de fogo promovam anúncios publicitários em veículos de comunicação e redes sociais. A permissão é estendida a clubes e instrutores de tiros. O projeto não prevê regras para os anúncios.

Antes de ir ao Senado, a proposta ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça da Câmara. Se houver o recurso, o texto também poderá ser analisado pelo plenário da Câmara.

O relator designado para o texto, deputado Eli Corrêa Filho (União-SP), apresentou seu parecer no início de maio e, na ocasião, defendeu a rejeição do projeto. No entanto, o parecer do parlamentar foi rejeitado, por 16 votos a 6, nesta terça (7).

No documento, Corrêa Filho afirmou que a permissão de publicidade para venda de armas de fogo poderia ser “danosa” para a segurança pública, gerando um “impulso consumista”.

O voto que prevaleceu foi o do deputado Capitão Derrite (PL-SP), que defendeu a aprovação integral da proposta de autoria do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Em seu voto, Derrite afirmou que permitir que sejam veiculadas peças publicitárias que contenham imagens de arma de fogo não “estimula qualquer prática criminosa” e “contribui para a liberdade de informação e instrução populacional”.

Censura e serviços bancários

O projeto apresentado por Eduardo Bolsonaro também traz dispositivo que veta “toda e qualquer censura” a conteúdos com armas de fogo.

Em uma rede social, ao apresentar o projeto em 2020, Eduardo indicou que o trecho pode ser usado para coibir “censura a posts com armamentos” nas redes sociais.

Além disso, a proposta ainda proíbe que instituições financeiras façam “exigências diversas das estabelecidas” aos produtores e comerciantes de armamento durante a contratação de serviços.

Segundo Eduardo Bolsonaro, a medida tem por objetivo acabar com o “preconceito contra donos de lojas de armas”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Câmara dos Deputados aprova desconto na conta de luz para ressarcir consumidores
Tribunal Regional Federal da 4ª Região mantém suspensão de pesca de arrasto no litoral gaúcho
https://www.osul.com.br/comissao-da-camara-aprova-projeto-que-libera-propaganda-de-armas-de-fogo-no-brasil/ Comissão da Câmara aprova projeto que libera propaganda de armas de fogo no Brasil 2022-06-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar