Terça-feira, 07 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto anti-MST para criar “Cadastro dos Invasores”

Compartilhe esta notícia:

Se virar lei, o projeto prevê a divulgação dos dados pessoais de membros do MST.

Foto: MST/Divulgação
Se virar lei, o projeto prevê a divulgação dos dados pessoais de membros do MST. (Foto: MST/Divulgação)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira ( 1º), o projeto de lei intitulado “Cadastro Nacional dos Invasores”, que tem como alvo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). A proposta determina a criação de uma lista nacional com os nomes de pessoas envolvidas em invasões de terras.

De autoria do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), da bancada ruralista, e relatado pela deputada Bia Kicis (PL-DF), o texto foi aprovado por 37 votos a favor e 15 contrários. Com isso, o projeto pode seguir diretamente para análise no Senado Federal. No entanto, ainda é possível apresentar recurso, o que pode ocorrer caso a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reúna o número necessário de assinaturas para levar o projeto ao plenário da Câmara.

O projeto prevê a exposição de dados pessoais dos envolvidos nas invasões e estabelece que caberá às autoridades de segurança pública a realização do cadastro.

“Competirá às autoridades de segurança pública que atuarem na ocorrência realizarem o cadastro dos invasores, os quais terão os respectivos antecedentes criminais e boletim de ocorrência também anexados ao cadastro”, destaca o texto.

A relatoria defende que o cadastro serviria para que as autoridades possam “identificar padrões de comportamento e implementar, eventualmente, medidas preventivas para evitar futuras invasões”.

A proposta, no entanto, gerou críticas no plenário. A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) afirmou que a intenção é criminalizar os movimentos sociais.“Querem criminalizar os movimentos sociais, criminalizar quem busca democratizar o uso da própria terra”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

No Beira-Rio, Inter empata em 1 a 1 com o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro
Deputados aprovam isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês
https://www.osul.com.br/comissao-da-camara-dos-deputados-aprova-projeto-anti-mst-para-criar-cadastro-dos-invasores/ Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto anti-MST para criar “Cadastro dos Invasores” 2025-10-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar