Sábado, 21 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Comissão do Senado deve discutir projeto que atualiza lei do impeachment na próxima quarta-feira

Compartilhe esta notícia:

A decisão é uma resposta à medida de Gilmar Mendes, que restringiu as possibilidades de impeachment de ministros do Supremo

Foto: Carlos Moura/Agência Senado

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado deve discutir na próxima quarta-feira (10), o projeto de lei que atualiza a lei do impeachment. A decisão é uma resposta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que restringiu as possibilidades de impeachment de ministros do STF.

A informação foi confirmada ao Broadcast Político pelo presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), responsável por elaborar a pauta do colegiado. Há possibilidade de senadores pedirem vista (manobra regimental para garantir mais tempo e adiar a votação), o que postergaria a análise da proposta para a próxima sessão.

O projeto de lei é de 2023 e foi elaborado por uma comissão de juristas criada pelo então presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O presidente da comissão era o então ministro do STF Ricardo Lewandowski, atualmente ministro da Justiça do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após a comissão apresentar o texto ao Senado, coube a Pacheco formalizar o projeto de lei na ocasião.

O relator da proposta é o senador Weverton Rocha (PDT-MA), um dos mais próximos aliados do atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). A expectativa é que ele apresente o relatório na segunda-feira (8). (Com informações de O Estado de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Líderes europeus se reúnem com Zelensky para discutir esforços dos EUA por acordo de paz na Ucrânia
Federação Paulista de Futebol anuncia novo aporte financeiro ao futebol feminino
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar