Sábado, 13 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de abril de 2022
A Comissão Europeia prometeu 1 bilhão de euros para apoiar a Ucrânia e os países que recebem refugiados que fogem da guerra após a invasão da Rússia, a presidente do executivo da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen.
“Seiscentos milhões deles irão para a Ucrânia, para as autoridades ucranianas e parcialmente para as Nações Unidas”, disse von der Leyen em um evento de arrecadação de fundos para a Ucrânia em Waraw, na Polônia. “E 400 milhões de euros irão para os estados da linha de frente que estão fazendo um trabalho tão excelente e ajudando os refugiados que estão chegando”, disse ela.
A ONU estima que mais de quatro milhões de ucranianos deixaram o país fugindo da guerra até o fim de março. O número significa quase 10% da população total do país antes da invasão russa.
Esse não é o único movimento por parte dos países europeus para reforçar o apoio à Ucrânia. A União Europeia (UE) anunciou que está retomando a sua presença diplomática em Kiev depois de transferi-la temporariamente para a Polônia, após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o alto representante da UE para Relações Exteriores e Política de Segurança, Josep Borrell, viajaram para a Ucrânia na sexta-feira (8) para se encontrar com o presidente Volodymyr Zelensky e autoridades ucranianas.
A Itália também pretende reabrir sua embaixada em Kiev após a Páscoa, disse o ministro das Relações Exteriores, Luigi Di Maio.