Domingo, 25 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 25 de maio de 2025
Com duração de três dias, a agenda foi promovida pela OIM (Organização Internacional para as Migrações)
Foto: Divulgação/OIMA comitiva do governo do Rio Grande do Sul concluiu no sábado (24) a missão oficial ao Peru voltada à troca de experiências em preparação e resposta a emergências climáticas.
Com duração de três dias, a agenda foi promovida pela OIM (Organização Internacional para as Migrações) e teve como objetivo principal conhecer boas práticas de acolhimento humanitário em desastres, com ênfase em inundações.
Durante o intercâmbio, os representantes gaúchos participaram de reuniões e visitas técnicas em instituições locais como o Centro Nacional de Operações de Emergência, no distrito de Chorillos, acompanhados de autoridades locais, ligadas à gestão de riscos. A finalidade foi conhecer ferramentas técnicas de preparação.
A escolha do Peru como país anfitrião se deu por sua ampla experiência no enfrentamento de desastres naturais, como o ciclone Yaku, em 2023, o fenômeno El Niño Costeiro, em 2017, e enchentes históricas ligadas ao fenômeno El Niño, como as de 1997 e 1983.
Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, o intercâmbio proporcionou aprendizados relevantes para o aprimoramento das políticas públicas, além de métodos e ações emergenciais que podem fazer a diferença no Estado. “É um encontro de muita aprendizagem. Aqui, entendemos o tipo de ação e as metodologias utilizadas junto ao escritório da OIM. Estamos aqui nos preparando para o futuro do nosso Rio Grande do Sul, com mais conhecimento, aprendendo com as experiências de quem já viveu e quem está enfrentando há mais tempo esses eventos climáticos”, afirmou.
“A missão gaúcha também estreitou os laços de cooperação internacional na área de gestão de riscos e acolhimento humanitário”, informou o governo do Estado.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul