Sábado, 13 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Comitiva gaúcha encerra viagem técnica aos Estados Unidos com acordo no setor de irrigação

Compartilhe esta notícia:

Missão oficial foi liderada pelo vice-governador Gabriel Souza (C). (Foto: Leonardo Fouchard/Ascom GVG)

No quarto e último dia de missão oficial ao Estado norte-americano de Nebraska, a comitiva gaúcha liderada pelo vice-governador Gabriel Souza divulgou nessa sexta-feira (24) um balanço das atividades. O roteiro incluiu visitas técnicas com foco em aspectos tecnológicos sobre gestão de recursos hídricos, agricultura sustentável e irrigação – alvo de um acordo de cooperação.

“O aprendizado adquirido durante a semana e os contatos estabelecidos reforçam o compromisso do governo em ampliar as áreas irrigadas e garantir maior segurança hídrica ao agronegócio no Estado”, ressaltou Souza em texto publicado no site estado.rs.gov.

Ele acrescentou: “Voltamos ao Rio Grande do Sul com resultados concretos dessa missão. Firmamos uma cooperação técnica com uma das maiores referências mundiais em gestão da água, o Daugherty Water for Food Institute, e abrimos novas possibilidades de investimentos no setor de irrigação”.

Pudemos conferir a importância de se aliar tecnologia, governança e sustentabilidade para enfrentar os desafios das estiagens”, destacou. “O aprendizado nos ajudará a aprimorar as políticas públicas e a atrair novas parcerias para garantir segurança hídrica e produtiva ao Estado.”

Na avaliação do grupo, o termo de engajamento assinado com a Universidade do Nebraska, referência mundial em gestão da água, foi um dos resultados mais promissores da missão. A parceria foi oficializada por meio da agência de fomento Invest RS, prevendo cooperação técnica, troca de dados e compartilhamento de pesquisas entre instituições gaúchas e o Daugherty Water for Food Global Institute (DWFI) – Centro de Inovação em Água e Alimentos da universidade norte-americana.

Investimento em irrigação

Além da parceria acadêmica, a comitiva visitou as sedes das duas maiores empresas de irrigação do mundo, Valley e Lindsay, ambas com interesse em ampliar operações no Brasil. O vice-governador apresentou o potencial agrícola e tecnológico do Rio Grande do Sul e destacou programas estaduais que incentivam a expansão da irrigação, como o Irriga+RS e o Programa Supera Estiagem.

“Mostramos que o Rio Grande do Sul é um mercado promissor e tem potencial de investimento, pesquisa e desenvolvimento industrial”, relatou Souza. “O Brasil é o maior mercado do mundo para irrigação depois dos Estados Unidos, e o Rio Grande do Sul é a região com maior necessidade de irrigação no País.”

O vice-governador compartilhou com os especialistas americanos as políticas públicas de incentivo à irrigação que subsidiam até 20% do valor dos projetos, com limite de R$ 100 mil, o que tem mantido a indústria ativa e estimulado novos investimentos: “Ainda irrigamos menos de 4% das lavouras de milho e soja, e ampliar essa área é uma decisão estratégica do governo”.

Gabriel lembrou que, segundo estimativas do setor produtivo, as perdas anuais com estiagens chegam a R$ 40 bilhões. “Deixar de investir em irrigação custa muito mais caro que investir. Cada 1 real aplicado se traduz em mais produtividade, arrecadação e empregos. É uma política que se paga rapidamente e fortalece a base da nossa economia”, frisou.

Integrantes

A missão foi idealizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), tendo em vista que o Rio Grande do Sul enfrenta sucessivos episódios de estiagem. Além de Gabriel Souza, participam os secretários estaduais Edivilson Brum (Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), Vilson Covati (Desenvolvimento Rural), Roger Pozzi (diretor-geral de Recursos Hídricos) e Marcelo Camardelli (adjunto da pasta do Meio Ambiente e Infraestrutura).

Completam a lista Joel Maraschin (chefe de gabinete do vice-governador), Carlos José Sobrinho da Silveira (diretor de Recursos Hídricos), Gabriel Ritter (diretor técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental), Rodrigo Ribeiro e Henrique Marcondes (respectivamente diretor e coordenador de Agro da Agência de fomento Invest RS).

Já a Assembleia Legislativa gaúcha é representada pelo deputado estadual Rafael Braga, ao passo que a Emater/RS-Ascar enviou seu presidente, Luciano Schwerz. Por fim, estão presentes Luís Fernando Siqueira (gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural do Instituto Rio Grandense do Arroz, Irga), Mário Nascimento (consultor de agronegócio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grade do Sul, Famurs) e Irineu Orth (presidente da Associação dos Produtores de Soja, Aprosoja).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul conta com 30 estações de monitoramento hidrometeorológico instalados
Mais de 25 mil professores de escolas estaduais já solicitaram seus uniformes, novidade no RS para o ano que vem
https://www.osul.com.br/comitiva-gaucha-encerra-viagem-tecnica-aos-estados-unidos-com-acordo-no-setor-de-irrigacao/ Comitiva gaúcha encerra viagem técnica aos Estados Unidos com acordo no setor de irrigação 2025-10-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar