Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Compass vence leilão da Sulgás com lance único de mais de 927 milhões de reais

Compartilhe esta notícia:

Leilão foi realizado na sede da B3, em São Paulo.

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Leilão foi realizado na sede da B3, em São Paulo. (Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini)

A Compass Gás & Energia venceu, na tarde desta sexta-feira (22), o leilão sem outros concorrentes de privatização do controle da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), que tem concessão para exploração dos serviços do combustível canalizado no RS. A oferta inicial mínima de R$ 927.799.896,55 foi dada pela empresa do Grupo Cosan no leilão realizado na sede da B3, em São Paulo.

“A oferta de vocês (Compass) mostra que estamos no caminho certo e dá provas de que o ambiente de negócios do RS é atrativo à iniciativa privada e merece a confiança da empresa. Estou muito feliz de estar aqui na B3 mais uma vez, por avançar na agenda de privatizações e modernização do Estado”, afirmou o governador Eduardo Leite.

As desestatizações são encaradas pelo governo Leite como um caminho para gerar investimentos privados e melhorar os serviços públicos prestados à população. Até agora, a atual gestão já esteve cinco vezes na B3 – com a PPP do Saneamento da Região Metropolitana, na venda da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) e da CEEE Transmissão, na concessão da rodovia RSC-287 e, agora, com a Sulgás.

“Estamos aqui pela quinta vez sem chegar na metade das vezes em que estaremos aqui para podermos modernizar o Rio Grande do Sul”, completou o governador.

B3 leilão Sulgás

O leilão ocorreu em lote único de 10.996.948 de ações de emissão da Sulgás e de propriedade do Estado, representando 51% do capital social da companhia, sendo os 49% restantes pertencentes à Petrobras Gás S.A. (Gaspetro).

A Compass foi criada no ano passado com o objetivo de proporcionar mais acesso ao gás natural no País, integrando os mercados de gás e energia, onde o grupo Cosan já atuava.

“Com a aquisição de hoje, buscamos somar de um lado a experiência que tivemos nesses anos na gestão da Comgas com o bom trabalho que vem sendo realizado pela Sulgás para criar um importante vetor de desenvolvimento de infraestrutura no RS”, afirmou o presidente da Compass, Nelson Gomes.

A alienação das ações da Sulgás foi aprovada pelo Conselho Diretor do Programa de Reforma do Estado do Rio Grande Sul e autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A Sulgás iniciou a comercialização do gás natural em 2000, com a conclusão do gasoduto Bolívia–Brasil, e desde sua criação, em 1993, atua como uma sociedade de economia mista, tendo como acionistas o Estado do Rio Grande do Sul e a Gaspetro.

Atualmente, a empresa distribui, em média, 2,27 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente a mais de 68 mil clientes, dispondo de uma rede de distribuição de gás com 1.355 quilômetros de extensão.

“Este é um momento importante na vida da Sulgás. O advento do Novo Mercado de Gás e as limitações hoje existentes na infraestrutura de transporte que levam gás natural para o Estado do Rio Grande do Sul trazem novos desafios. Eu acredito que a parceria que se inicia hoje com a Compass, trazendo todo seu legado de empresa empreendedora e líder no setor de gás, nos deixará mais fortes e ágeis para enfrentar estes desafios e para que a Sulgás continue sendo o que sempre foi, um dos pilares do desenvolvimento econômico e social do Estado, expandindo o mercado de gás natural de forma segura e sustentável”, disse Carlos Camargo de Colón, presidente da Sulgás.

Sobre a Compass

A Compass Gás & Energia foi fundada pela Cosan, em 2020, com o propósito de criar alternativas de gás e energia mais competitivas aos clientes e à sociedade, com segurança, eficiência e gente engajada.

A companhia surgiu como um modelo de negócio pioneiro no Brasil. A proposta é proporcionar mais acesso ao gás natural, integrando os mercados de gás e energia, incentivando a competitividade da economia e aumentando a segurança do sistema elétrico.

A Compass já nasceu com um portfólio robusto, contando com a Comgás, uma das maiores distribuidoras de gás encanado do país. Além da distribuição, a atuação da nova empresa está focada em outro três segmentos: infraestrutura e originação de gás natural, aumentando o acesso à oferta de gás do pré-sal e conectando a Baixada Santista e o Estado de São Paulo ao mercado global de gás; comercialização de gás, oferecendo opcionalidade, flexibilidade e competitividade aos clientes; e geração térmica a gás, transformando gás em eletricidade e trazendo segurança ao sistema elétrico.

Privatizações no RS

Em 2 de julho de 2019, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 265/2019, que autorizou o Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul a promover medidas de desestatização da Sulgás. A Lei 15.299 foi sancionada e promulgada dois dias depois.

A partir da autorização legislativa, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi contratado pelo governo do Estado, em 24 de setembro de 2019, para conduzir o processo de privatização da Sulgás e das demais estatais.

O edital do segmento de geração de energia, a CEEE-G, deve ser lançado até o fim de 2021 e o leilão de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) deve ocorrer no primeiro trimestre de 2022.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

UFRGS divulga resultado final do processo seletivo 2021/2
Bolsonaro diz ter confiança em Guedes e que não “fará nenhuma aventura” no Ministério da Economia
https://www.osul.com.br/compass-vence-leilao-da-sulgas-por-r-9278-milhoes/ Compass vence leilão da Sulgás com lance único de mais de 927 milhões de reais 2021-10-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar