Segunda-feira, 05 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Comportas do sistema de proteção contra cheias são testadas em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

O exercício consistiu no fechamento e reabertura das passagens 1, 2, 4 e 6. (Foto: Luciano Lanes/PMPA)

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou no sábado (3) o teste de acionamento das comportas do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre. O exercício consistiu no fechamento e reabertura das passagens 1, 2, 4 e 6, localizadas junto ao Muro da Mauá.

“Ao longo do último ano, antes mesmo das obras de substituição e fechamento definitivo, realizamos uma série de melhorias operacionais nas comportas. Com isso, tivemos uma operação bastante tranquila nos portões que foram testados”, afirma o diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone.

O teste foi acompanhado por representantes do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/Ufrgs), Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil.

Obras

Das 14 comportas existentes até o ano passado no sistema de proteção contra cheias, restam apenas 11. As passagens 3, 5 e 7 já foram fechadas definitivamente por meio da extensão do muro, em concreto armado. O processo se repetirá, ao longo dos próximos quatro meses, nos portões 8, 9, 10 e 13. A obra terá investimento de R$ 3,1 milhões.

Já as comportas 11, 12 e 14, que permanecerão móveis, serão substituídas por novas – projetadas, especificamente, para resistirem às características da região da avenida Castelo Branco, onde há influência do rio Jacuí sobre o Guaíba. A obra está prevista para se estender até o início de 2026, com investimento de R$ 8,2 milhões.

Por fim, as comportas 1, 2, 4 e 6, que foram submetidas ao teste de acionamento de sábado, serão reformadas com melhorias na vedação e mobilidade. As passagens em questão não apresentaram falhas de operação durante a última cheia, registrada em maio de 2024.

Adaptação climática

Em outra frente, para marcar um ano da maior tragédia ambiental da história de Porto Alegre, a prefeitura promove na próxima quarta-feira (7) e na quinta-feira (8) encontros para debater adaptação climática e proteção do território contra novos eventos climáticos extremos.

No auditório do Centro de Monitoramento e Contingência Climática da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), na rua Luiz Voelcker, 55, a partir das 9h, especialistas, gestores e jornalistas irão relembrar o que aconteceu em Porto Alegre em maio de 2024. Também estarão em pauta as ações emergenciais e de reconstrução. Os encontros buscam projetar o futuro da cidade, mais resiliente, mais forte e mais consciente da sua relação com o meio ambiente.

A atividade é voltada para servidores públicos, autoridades e imprensa e terá transmissão ao vivo pelo canal da Smamus no YouTube. As informações são da prefeitura de Porto Alegre.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Governador Eduardo Leite participa do lançamento da pedra fundamental de novo espaço religioso em Gramado
Vice-governador Gabriel Souza destaca investimentos em seis regiões e reforça ações do governo no interior do Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/comportas-do-sistema-de-protecao-contra-cheias-sao-testadas-em-porto-alegre/ Comportas do sistema de proteção contra cheias são testadas em Porto Alegre 2025-05-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar