Quarta-feira, 24 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Conab oficializa novo superintendente regional no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Antônio Alberto Matheus dos Santos Neto é economista e servidor da estatal desde 2013. (Foto: Conab)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Nova direção

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) oficializou ontem (23) a posse de Antônio Alberto Matheus dos Santos Neto como superintendente regional no Rio Grande do Sul. Economista e servidor da estatal desde 2013, ele integra a equipe gaúcha há mais de 12 anos e ocupa o novo cargo desde o dia 15 de junho.

Contratação temporária

O governo gaúcho enviou à Assembleia Legislativa um projeto em regime de urgência que autoriza a contratação temporária e emergencial de 2.197 profissionais, entre orientadores e assistentes educacionais, para a rede estadual. A medida visa suprir carências decorrentes de vacâncias e do aumento da demanda por atendimento especializado e ensino integral, prevendo contratos simplificados com duração de até cinco anos.

Auxílio aos educadores

Além das contratações emergenciais para a Educação, o Executivo propôs ao Parlamento a concessão de auxílio financeiro aos docentes, destinado a custear formações, aperfeiçoamentos e especializações, bem como a remunerar a participação em programas educacionais. A oferta do benefício, contudo, dependerá de critérios seletivos definidos em regulamento próprio, podendo ser aplicado também à atuação do professor como mentor, assessor ou mediador em projetos da rede estadual de ensino.

Estado esquecido

Ex-secretário do Turismo do RS, o deputado estadual Ronaldo Santini (Podemos) utilizou a tribuna nessa terça-feira para protestar contra o que classificou como “total descaso” do governo federal com o setor no Rio Grande do Sul. O parlamentar criticou uma recente campanha nacional de turismo de inverno lançada pelo Ministério do Turismo, que afirma ter excluído destinos gaúchos, como Gramado e a Serra, da divulgação oficial.

Controle do diesel

Com 47 votos favoráveis, a Assembleia Legislativa aprovou nessa terça-feira (23) a adesão do Rio Grande do Sul ao Regime Emergencial de Abastecimento Interno de Combustíveis, que prevê uma subvenção temporária de R$ 1,20 por litro de diesel – R$0,60 do Estado e R$0,60 da União. A medida, que busca conter os impactos da alta dos combustíveis devido à instabilidade no mercado internacional, terá um impacto estimado de R$ 118,6 milhões aos cofres estaduais.

Representação voluntária

Segue para sanção do Executivo o projeto do deputado estadual Elton Weber (PSD) que oficializa a Voluntersul como entidade representativa dos bombeiros voluntários no Rio Grande do Sul. A medida garante reconhecimento institucional à organização que congrega 47 corporações e cerca de 1,5 mil voluntários, consolidando uma demanda histórica da categoria por maior espaço de diálogo com o poder público.

Identidades vivas

Está na pauta desta quarta-feira da Câmara de Porto Alegre o projeto de lei “Identidades Vivas”, da vereadora Natasha Ferreira (PT), que assegura o respeito ao nome social e à identidade de gênero de pessoas trans em registros e cerimônias funerárias. A medida busca combater o chamado “apagamento” póstumo e garantir que, após o falecimento, a identidade vivenciada pela pessoa seja respeitada em lápides e documentos oficiais dos cemitérios e crematórios.

Homenagem parlamentar

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou ontem (23) a Comenda Porto do Sol à ex-deputada estadual e pré-candidata ao governo gaúcho, Juliana Brizola (PDT). Articulada pelo vereador Yuri Ferrer (PDT), a homenagem destacou a trajetória da pedetista na defesa da justiça social e do fortalecimento da educação pública.

Homenagem parlamentar II

Também na corrida pelo Piratini, o deputado federal Zucco (PL-RS) receberá no próximo dia 30 de junho a Medalha do Mérito Farroupilha, por iniciativa do deputado estadual Capitão Martim (Republicanos). Segundo o proponente, a outorga busca reconhecer a trajetória pública de Zucco, sua liderança política e o compromisso com as pautas de interesse dos gaúchos.

Centro Convive

A Prefeitura de Porto Alegre apresentou aos moradores da Região Nordeste da Capital o projeto de construção do Centro Comunitário pela Vida (Convive), estrutura que contará com um investimento de R$ 14,4 milhões do programa POA Futura. Com início previsto para a primeira quinzena de julho e prazo de execução de 18 meses, o novo equipamento no bairro Jardim Leopoldina terá mais de 9 mil metros quadrados e oferecerá diversas opções de lazer, esporte e convivência para a comunidade local.

Pauta municipal

Em viagem a Campinas, o prefeito Sebastião Melo participa, nesta quarta-feira (24), de uma reunião da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) para debater os impactos da reforma tributária nos municípios. Como presidente da entidade, Melo integrará painéis sobre financiamento urbano, as novas diretrizes do Marco Legal do Transporte Coletivo e os desafios fiscais para as grandes cidades.

Intercâmbio de conhecimentos

Representantes da Proteção Civil de Trento, na Itália, realizaram nesta semana uma visita técnica à Defesa Civil de Porto Alegre, focada no intercâmbio de conhecimentos sobre gestão de riscos e resposta a desastres. A atividade, que integra a agenda do Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil, permitiu a apresentação das estratégias operacionais e dos sistemas de monitoramento da Capital aos gestores italianos.

Cultura negra

A Secretaria de Planejamento e Gestão da Capital prorrogou até 6 de julho o prazo para empresas e entidades interessadas em desenvolver a proposta museológica e o plano de gestão do futuro Centro de Cultura Negra, no Largo Zumbi dos Palmares. A consultoria contratada será responsável por realizar escutas comunitárias e definir o modelo de sustentabilidade do projeto, integrante do programa POA Futura e financiado por organismos internacionais.

Indústria nos vales

O projeto Rota FIERGS promove, nesta quinta-feira, encontros nos vales do Taquari e Caí para apresentar o retorno das demandas solicitadas pela indústria local em 2025. O evento, que contará com a presença da diretoria do Sistema FIERGS, servirá também como etapa de diagnóstico para o levantamento de novas prioridades do setor na região para 2026.

* Bruno Laux (Instagram: @obrunolaux)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Deputado Delegado Zucco poderá desistir da pré-candidatura estadual e disputar vaga na Câmara dos Deputados
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x