Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Concerto da Orquestra Jovem terá participações especiais de regente e solista uruguaios

Compartilhe esta notícia:

Karla Beszkidnyak, cônsul-geral do Uruguai. Foto: Banco de Dados/ O Sul

 

O próximo concerto da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, marcado para a próxima quarta-feira, dia 27 de abril, terá duas participações internacionais. A do regente uruguaio Ariel Britos, fundador e diretor da Orquesta Juvenil del Sodre e também do Sistema de Orquestas Juveniles e Infantiles del Uruguay, e a da solista de trompete Rocio Britos, integrante da Sinfonica Juvenil José Artigas, também do Uruguai. A apresentação será às 20 horas no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana e tem a entrada franca. Segundo a consul do Uruguai no RS,  Karla Beszkidnyak,  o intercâmbio entre as orquestras, formatado pelo consulado, “certamente deverá se tornar um exemplo de vida e aprendizagem”.

Quem for prestigiar os alunos da Orquestra e os convidados especiais, vai acompanhar a execução da Sinfonia dos Brinquedos, de Leopoldo Mozart, Concerto para a Trompa nº 3 em Mi bemol Maior, de Wolfgang Amadeus Mozart, entre outras lindas músicas. Telmo Jaconi, maestro da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul e Ariel Britos vão se dividir na regência da gurizada.

A OJRS tem o objetivo de proporcionar a inclusão social de jovens através da música. Alunos da rede pública de ensino na faixa etária de 10 a 24 anos formam o público alvo que compõe o corpo orquestral constituído por violinos, violoncelos, violas, flautas, piano e percussão.

Os integrantes recebem auxílio mensal e os que têm mais de 14 anos são inseridos no Programa Jovem Aprendiz, em uma parceria com o Pão dos Pobres. Por meio de um processo seletivo, que acontece com entrevista e teste teórico, são escolhidos novos integrantes para o grupo. Estes passam a frequentar o Curso de Músico Instrumentista com duração de dois anos. Além do ensino da música, a OJRS oferece conhecimentos como ética e cidadania, educação ambiental, higiene, imagem pessoal, promoção da qualidade de vida e  empreendedorismo.

Atualmente a OJRS conta com 90 alunos que são regidos pelo maestro Telmo Jaconi. A sustentabilidade da Orquestra, assim como sua expansão e crescimento, é feita a partir do apoio dos sócios, leis de incentivo, empresas patrocinadoras, parcerias com instituições públicas e através de doações. Para mais informações, acesse o site www.orquestrajovemrs.com.br.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

ABF premia as 40 melhores franquias do Sul
Fleury Medicina e Saúde participa de simpósio sobre tiroide
https://www.osul.com.br/concerto-da-orquestra-jovem-tera-participacoes-especiais-de-regente-e-solista-uruguaios/ Concerto da Orquestra Jovem terá participações especiais de regente e solista uruguaios 2016-04-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar