Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Concurso para mulheres em Brasília retira exigência de “teste de virgindade”

Compartilhe esta notícia:

Apesar de se saber há mais de cem anos que o hímen não muda após a penetração, a ideia de que ele “rompe” com a primeira relação e sangra como resultado ainda está viva no imaginário popular. (Foto: Reprodução)

Após uma polêmica, o Corpo de Bombeiros de Brasília decidiu mudar o edital do concurso em que obrigava mulheres a apresentarem laudo do exame ginecológico Papanicolau (que previne o câncer do colo de útero e HPV) ou atestado de comprovação de “hímen íntegro” com assinatura, carimbo e CRM do médico. O documento foi alterado.

No antigo edital, não havia exigências parecidas para os homens. Por meio de nota, a corporação informou que o objetivo não era quebrar o sigilo ou violar a intimidade das candidatas. “A exigência tem apenas o intuito de aferir a condição de saúde das candidatas ao ingresso, identificando se estão ou não aptas para o serviço da Corporação em função das atividades que serão desempenhadas”, disse um trecho da mensagem.

Questionados sobre o porquê do edital não apresentar exames obrigatórios para homens, como por exemplo, de próstata, o Corpo de Bombeiros ressaltou que se trata de “um exame preventivo indicado pelo médico aos homens a partir dos 40 anos de idade, sendo esta idade superior ao limite exigido para ingresso nos Quadros da Corporação”.

Uma das candidatas Caroline Almeida Gomes, 26, diz que ficou “em choque” ao ler as exigências do edital. A jovem, que estuda há dois para o concurso, sempre quis fazer parte da corporação por ser um trabalho “inspirador e sério”. No entanto, com as exigências do concurso, ela considerou o documento “um retrocesso”.

“Por que os homens não precisam fazer exames do tipo? O Papanicolau viola direitos muito pessoais, é invasivo e abusivo também. Sou 100% contra essas exigências. Não é necessário e não faria. Com certeza se eu for aprovada, entrarei na justiça contra esses exames venham ser pedidos novamente”, diz.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Ladrão invade residência e assiste TV. E acredite: os donos da casa estavam dormindo no sofá na mesma sala
Professora é suspeita de trancar criança de 3 anos em armário em Carlos Barbosa
https://www.osul.com.br/concurso-para-mulheres-em-brasilia-retira-exigencia-de-teste-de-virgindade/ Concurso para mulheres em Brasília retira exigência de “teste de virgindade” 2016-07-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar