Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 20 de setembro de 2018
O gaúcho Valdeci Funck Cassel, conhecido como Sepultura, foi preso na quarta-feira (19) durante uma operação conjunta entre autoridades bolivianas e brasileiras em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. O criminoso estava foragido do Instituto Penal de Ijuí desde 15 de setembro de 2016. Ele se passava por policial federal no país vizinho.
O bandido foi condenado a 117 anos de prisão pela prática de vários crimes, como assaltos a residências e estabelecimentos comerciais no Rio Grande do Sul. A prisão aconteceu após a troca de informações entre a Polícia Federal de Corumbá (MS) e a Força Especial de Luta Contra o Crime em Santa Cruz de la Sierra. Brasil e Bolívia firmaram um acordo para a prevenção e combate ao crime organizado transnacional.
Sepultura morava na Bolívia de forma ilegal. Após a prisão, ele foi levado até a cidade de Puerto Suarez e entregue à Polícia Federal no posto fronteiriço de Corumbá.
Papagaio
Um dos principais assaltantes de bancos e carros-fortes do Rio Grande do Sul, Cláudio Adriano Ribeiro, conhecido como Papagaio, foi preso novamente na madrugada do dia 11 deste mês em uma chácara no município de Agudos do Sul, no Paraná. O bandido estava foragido desde dezembro do ano passado, quando conseguiu progressão para o regime semiaberto.
Papagaio estava junto com outros três criminosos na chácara, de acordo com a Polícia Militar paranaense, que realizou a operação. No local, os policiais apreenderam quatro fuzis, munições de diversos calibres, 14 carregadores, rádio comunicadores, toucas ninja, um carro e uma caminhonete blindada com placas clonadas. As prisões ocorreram após uma denúncia anônima. O grupo estaria cometendo roubos na região.
Papagaio – o primeiro preso a escapar da Pasc (Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas), em 1999 – foi condenado pela Justiça a 53 anos de prisão.