Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Confiança da indústria gaúcha segue negativa

Compartilhe esta notícia:

Dados foram divulgados pelo IBGE (Foto: Banco de Dados)

Após atingir em outubro o menor valor da série iniciada em 2005, o ICEI-RS (Índice de Confiança do Empresário Industrial) aumentou 0,7 ponto e alcançou 35,9 em novembro. No entanto, por estar muito abaixo da linha dos 50 pontos, continua refletindo de forma disseminada nas empresas a falta de otimismo.

“Os resultados do penúltimo mês de 2015 sinalizam que a atividade industrial teve mais um período difícil. Os industriais ainda projetam um início de 2016 nada animador”, avaliou o presidente da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), Heitor José Müller, destacando que permanecem interferindo na retomada do crescimento a alta dos juros, os custos de produção, a inflação e o desemprego, assim como a queda de demanda e investimentos. “Tudo isso, somado a um ambiente político conturbado, mantém baixa a confiança dos empresários do setor. Não há qualquer perspectiva de melhora no curto prazo”, afirmou.

Para os industriais gaúchos, as condições atuais da economia brasileira estão degradadas. Mesmo com o indicador passando de 16,8 pontos, em outubro, para 19,9, em novembro, segue com recordes negativos nos dois meses. Em relação às empresas, o cenário também é pouco animador.

A situação delas (33,8) está muito distante da desejada linha dos 50 pontos apesar da elevação de 2,8 pontos no período. Nessa base de comparação, o índice de expectativas recuou de 39,8 pontos para 39,2. Portanto, o prognóstico do setor permanece negativo para os próximos seis meses.

Em novembro, as perspectivas dos empresários pioraram, principalmente, para as próprias empresas: 44,8 pontos – o menor valor para a série. Há ainda um amplo pessimismo com o futuro das economias do Estado (27,5) e do Brasil (28,1).

 

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Forte terremoto atinge a Região Norte do Brasil
Em visita à África, papa critica arrogância dos homens e o desprezo às mulheres
https://www.osul.com.br/confianca-da-industria-gaucha-segue-negativa/ Confiança da indústria gaúcha segue negativa 2015-11-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar