Sábado, 03 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Confiança da indústria gaúcha volta a crescer, aponta pesquisa da Fiergs

Compartilhe esta notícia:

Essa alta recupera parte da queda anterior e mantém o ICEI-RS acima da linha divisória dos 50 pontos, o que denota confiança

Foto: José Paulo Lacerda/CNI
Já na indústria do Rio Grande do Sul, o setor de veículos e o setor outros produtos químicos tiveram os maiores impactos negativos. (Foto: José Paulo Lacerda/CNI)

Influenciado principalmente pela melhora nas expectativas para os próximos meses, o ICEI-RS (Índice de Confiança do Empresário Industrial gaúcho), divulgado nesta quinta-feira (22) pela Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), voltou a subir em abril, registrando 58 pontos, 3,9 acima de março, quando caiu 8,7.

Essa alta recupera parte da queda anterior e mantém o ICEI-RS acima da linha divisória dos 50 pontos, o que denota confiança. “Mesmo sob o impacto econômico das medidas de distanciamento social e das restrições das atividades provocadas pela intensificação da pandemia, assim como da falta e do aumento dos preços de insumos e matérias-primas, há otimismo entre os empresários gaúchos. A recuperação parcial da confiança se deve pela expectativa de avanço da vacinação e da possibilidade de reabertura das atividades”, disse o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry.

Todos os componentes do ICEI-RS cresceram na passagem de março para abril. O Índice de Condições Atuais subiu de 50 para 51,3, atestando uma percepção mais positiva entre os empresários. A melhora, porém, é sustentada apenas pelo Índice de Condições da Empresa, que passou de 53,1 para 54,7 pontos. O outro subcomponente, o Índice de Condições da Economia Brasileira, abaixo dos 50 pontos, continuou a mostrar piora, apesar de crescer de 43,7 para 44,4 pontos.

Em abril, 37,3% dos empresários perceberam piora na economia brasileira, quase o dobro do percentual que vê melhora (19,7%). Para os demais, as condições não se alteraram.

Futuro

Com relação aos próximos seis meses, os empresários recuperaram, neste mês, parte do otimismo perdido em março. O Índice de Expectativas atingiu 61,3 pontos, 5,1 acima de março, quando caiu 8,9. Os dois subcomponentes cresceram cinco pontos entre março e abril. O Índice de Expectativas da Economia Brasileira passou de 50,3 para 55,3, e o Índice de Expectativas da Empresa, de 59,2 para 64,2.

Em abril, 39,4% dos empresários estão otimistas com relação à economia brasileira, enquanto o percentual de pessimistas é de 16,1%, e o restante não espera mudanças. A pesquisa da Fiergs foi realizada entre 1º e 15 de abril, consultando 195 empresas, sendo 37 pequenas, 66 médias e 92 grandes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul registra 938 novos casos de Covid-19 e mais 62 mortes provocadas pela doença
Governo gaúcho reforça canal de denúncias para receber queixas ligadas ao coronavírus
https://www.osul.com.br/confianca-da-industria-gaucha-volta-a-crescer-aponta-pesquisa-da-fiergs/ Confiança da indústria gaúcha volta a crescer, aponta pesquisa da Fiergs 2021-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar