Quinta-feira, 26 de maio de 2022

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Confira a programação do ônibus itinerante de testagem para o coronavírus em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Unidade móvel atende de segunda a quinta-feira

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Unidade móvel atende de segunda a quinta-feira. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Desde segunda-feira (17), os porto-alegrenses contam com uma unidade móvel itinerante para realização de testes rápidos de antígeno. A ideia é de que o ônibus circule, de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, por diferentes pontos da cidade.

Os testes são oferecidos a pacientes sintomáticos de Covid-19 (febre ou sensação de febre, cansaço, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato ou no paladar, fraqueza e dor muscular) e pacientes assintomáticos em contato com caso positivo de Covid-19 e sem esquema vacinal completo. Antes da testagem todos que procuram o exame, passam por avaliação clínica.

Conforme a diretora de Atenção Primária em Saúde, Caroline Schirmer, a unidade móvel facilita o acesso da população à testagem rápida. “Levamos o exame a moradores de diferentes pontos da cidade, facilitando a testagem e isolando mais rapidamente os casos positivos”, explica.

A ação é financiada por recursos da Fase III do Projeto Testar RS, do Governo do Estado, e tem o objetivo de ampliar ações de diagnóstico e rastreio da Covid-19. A implementação do ônibus itinerante na Capital ocorre em um momento de alta demanda por testagem.

De acordo com a edição 3 de 2022 do boletim semanal Covid-19, entre os dias 5 e 18 de janeiro, 40.289 testes de antígeno foram realizados, com 14.342 resultados positivos para Covid-19.

Além da unidade móvel, a testagem continua disponível de segunda à sexta-feira na tenda instalada junto ao campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, localizado na rua Sarmento Leite, 425, e nas 132 unidades de saúde da Capital.

Sintomas

A testagem deve ser realizada, de preferência, entre o terceiro e quinto dia após o início dos sintomas. Para pacientes assintomáticos, testar preferencialmente entre o quinto e décimo dia do resultado do teste positivo do contactante.

Confira a programação da unidade móvel, sempre das 9h às 16h:

Segunda-feira, 24: Ilha do Pavão (rua A, 45 – Ilha do Pavão, bairro Arquipélago)
Terça-feira, 25: Vila dos Papeleiros (rua Voluntários da Pátria, 1940)
Quarta-feira, 26: Quilombo Fidelix (rua Dr. Sebastião Leão-Antonio F Rocha, 1-81)
Quinta-feira, 27: Vila Dique (rua Severo Dullius,165)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Porto Alegre retoma atendimento em cinco unidades de saúde a partir desta segunda-feira
Seca e chuva aumentam custos no campo e devem pressionar a inflação dos alimentos em 2022
Deixe seu comentário
Pode te interessar