Segunda-feira, 03 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de outubro de 2025
Até o próximo domingo (19), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realiza em Porto Alegre mais uma “Operação Radar”, destinada a coibir excessos de velocidade e outras infrações associadas ao risco de acidentes de trânsito. A estratégia abrange diversas vias durante manhãs, tardes e noites, por meio do uso de equipamentos portáteis de monitoramento.
Definidos com base em estudos técnicos, os pontos desta etapa estão localizados nas seguintes vias, conforme lista divulgada no site prefeitura.poa.br/eptc:
– Avenida Assis Brasil.
– Avenida Baltazar de Oliveira Garcia.
– Avenida Beira-Rio (Edvaldo Pereira Paiva).
– Avenida Bento Gonçalves.
– Avenida Borges de Medeiros.
– Avenida Dante Ângelo Pilla.
– Avenida Diário de Notícias.
– Avenida Ernesto Neugebauer.
– Avenida Ipiranga.
– Avenida Juca Batista.
– Avenida Nilo Peçanha.
– Avenida Padre Cacique.
– Avenida Salvador França.
– Avenida Sertório.
– Avenida Tarso Dutra.
– Avenida Padre Cacique.
– Avenida Plínio Kroeff.
– Rua Dom Pedro II.
– Rua Pereira Franco.
Critérios
Conforme a EPTC, os pontos de fiscalização por meio do equipamento portátil de medição de velocidade são definidos com base em estudos técnicos. Para maior transparência, o mapa interativo com os locais de todos os medidores eletrônicos de velocidade (MEV) dos tipos portátil (radar), fixo redutor (lombada eletrônica) e fixo controlador (pardal) estão disponíveis para consulta no portal eptctransparente.com.br.
Os locais também são informados pelo aplicativo Waze. Os pontos aparecem com um ícone de polícia, acompanhados da descrição “radar móvel” e de informação sobre a velocidade máxima permitida na via. Além disso, os locais continuam sendo divulgados pelos canais oficiais da prefeitura.
“Blitz Rosa pela Vida”
Nesta terça-feira (14), a EPTC realizará a “Blitz Rosa Pela Vida”, ação com foco na conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A atividade é motivada pelo mês temático “Outubro Rosa” e tem como local escolhido o trecho da avenida Padre Cacique em frente ao número 2.893 (shopping Pontal), bairro Cristal.
Para a missão foram escaladas somente agentes femininas do órgão, idenficadas pela camiseta rosa como parte do uniforme, em um gesto simbólico de apoio à causa. As abordagens terão caráter educativo e preventivo, reforçando a importância do cuidado com a saúde e da solidariedade no trânsito e na vida.
A “Blitz Rosa” tem como parceiros a Liga Feminina de Combate ao Câncer do Rio Grande do Sul, Pontal Shopping e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Serão distribuídos materiais informativos e exibidos em um telão conteúdos especialmente produzidos para a campanha.
(Marcello Campos)