Quarta-feira, 08 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Confirmada a retomada da instalação dos GPS nos táxis de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Dos 3.920 veículos, 3.326 já possuem GPS. Até o final de setembro toda frota deverá estar equipada. (Foto: Ricardo Giusti/PMPA)

Até o mês de setembro toda frota de táxi de Porto Alegre estará equipada por GPS. Dos 3.920 veículos, 3.326 já possuem o equipamento, que serve para monitorar, rastrear e dar mais segurança aos permissionários e usuários da frota.

Na manhã dessa segunda-feira, foi realizado o encerramento do Grupo de Trabalho do GPS Táxi, que acompanha a implantação do sistema, pioneiro entre as capitais brasileiras. O ato contou com as presenças do prefeito José Fortunati, do vice Sebastião Melo, do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Vanderlei Cappellari, e do secretário de Segurança Pública do RS, Wantuir Jacini.

Com a conclusão das avaliações do Grupo de Trabalho, será retomada a implantação em cerca de 600 veículos que ainda não possuíam o rastreador. Em julho, o processo foi suspenso para auditoria e ajustes técnicos. Alguns rastreadores também precisaram passar por manutenção ou substituição.

Ajustes
Conforme Cappellari, em razão do grande número de veículos e por ser um projeto pioneiro no País, ajustes são necessários para o perfeito funcionamento do sistema. “É um projeto bastante ambicioso que várias cidades tentaram implantar e ainda não conseguiram. Todo novo sistema tem que ter acompanhamento permanente para que ele possa ser o melhor possível para todos que se utilizam desse serviço.”

Qualificar e modernizar
O objetivo do sistema é qualificar e modernizar o serviço de táxi na cidade e oferecer um atendimento de qualidade para a população, segundo Fortunati. “Junto com a categoria buscamos formas de aprimorar o serviço. É uma fiscalização de um serviço concedido, mas muito mais do que isso, é uma ferramenta fundamental para os profissionais, com todo foco na segurança dos permissionários e dos usuários desse serviço”, ressaltou.

Contribuição
Ele ainda lembrou que desde o início da instalação, há mais de dez meses, cerca de 15 ocorrências policiais, como furto e sequestro, foram solucionadas com a contribuição do GPS. “A parceria com a Secretaria de Segurança Pública contribuirá para dar mais segurança com uma ação rápida após o acionamento do botão do pânico, uma ferramenta em que o taxista poderá se socorrer em momento de medo”, destacou o prefeito.

(PMPA)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Supremo deverá decidir sobre validade da delação do doleiro
Juiz Sérgio Moro diz que cabe ao Supremo apurar conduta do presidente da Câmara dos Deputados na Lava-Jato
https://www.osul.com.br/confirmada-a-retomada-da-instalacao-dos-gps-nos-taxis-de-porto-alegre/ Confirmada a retomada da instalação dos GPS nos táxis de Porto Alegre 2015-08-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar